Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 10-10-2014

Homem com suspeita de ter ebola chega ao Rio de Janeiro
Paciente chegou em avi�o da FAB e ser� levado para a Fiocruz. Ele chegou ao Brasil dia 19 de setembro e relatou febre nesta quinta (9).
Homem com suspeita de ter ebola chega ao Rio de Janeiro
Foto: g1.globo.com

O africano Souleymane Bah, que est� com suspeita de ebola, chegou por volta das 6h30 desta sexta-feira (10) na Base A�rea do Gale�o, no Rio de Janeiro. O paciente de 47 anos, que � de Guin�, na �frica Ocidental, chegou em um avi�o da For�a A�rea Brasileira (FAB) e foi levado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, na Funda��o Oswaldo Cruz (Fiocruz), que � refer�ncia em doen�as infecciosas. O homem estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II, no bairro Bras�lia, em Cascavel, no oeste do Paran�.

O paciente est� recebendo os atendimentos b�sicos, como a medi��o de temperatura e press�o, e est� sob isolamento. Os m�dicos do instituto devem colher uma amostra de sangue ainda na manh� desta sexta para realizar testes que devem comprovar se o africano possui ou n�o a doen�a. O resultado do exame fica pronto em tr�s dias.

A amostra colhida ser� enviada para teste no Instituto Evandro Chagas de Bel�m, no Par�. Segundo assessoria, a Fiocruz � refer�ncia somente no atendimento a doen�as infecciosas.

Segundo o infectologista Celso Ramos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apesar de a doen�a n�o ter sido confirmada, cuidados com o isolamento do paciente e da equipe que cuida da sua transfer�ncia s�o fundamentais porque a transmiss�o do ebola se d�, principalmente, pelo contato pessoal.

"Como � uma doen�a que tem uma letalidade de 50%, s�o necess�rias precau��es especiais. A ambul�ncia est�, digamos assim, envelopada. � uma ambul�ncia que est� designada pela secretaria de Sa�de para isso h� algum tempo. A equipe est� sendo treinada diariamente e est� com equipamento de prote��o individual", explicou o infectologista.

O africano veio para o Brasil na condi��o de refugiado e, de acordo com o documento expedido pela Coordena��o Geral de Pol�cia de Imigra��o, ele pode permanecer no pa�s at� o dia 22 de setembro de 2015.

De acordo com o Minist�rio da Sa�de e a Secretaria de Estado da Sa�de do Paran�, a UPA Bras�lia recebeu o paciente classificado como suspeito de infec��o por ebola na quinta-feira (9). O homem, que chegou ao Brasil no dia 19 de setembro vindo da Guin�, com escala em Marrocos, relatou na UPA que na quarta (8) e na manh� desta quinta teve febre.

At� o in�cio da noite de quinta, o africano estava subfebril e n�o tinha hemorragia, v�mitos ou outros sintomas e permanecia em bom estado geral. Apesar disso, ele ser� mantido em isolamento total at� que o diagn�stico seja confirmado. "A doen�a pelo v�rus ebola no come�o tem uma manifesta��o cl�nica muito inespec�fica, ela pode ser qualquer coisa, pode ser uma gripe e n�o d� para correr o risco", explicou o infectologista.

O minist�rio da Sa�de destacou que, por estar no 21� dia, limite m�ximo para o per�odo de incuba��o da doen�a, o caso foi considerado suspeito, de acordo com os protocolos internacionais para o ebola. A Guin� � um dos tr�s pa�ses que concentram o surto da doen�a na �frica.

O ebola s� � transmitido por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de doentes, ou pelo contato com superf�cies e objetos contaminados. O v�rus somente � transmitido quando surgem os sintomas.

Nesta sexta, o ministro da Sa�de, Arthur Chioro, que coordena a a��o nacional, e o secret�rio de Vigil�ncia em Sa�de, Jarbas Barbosa, falar�o sobre o caso no Minist�rio da Sa�de.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir