Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-10-2014

Morte de jovem negro causa fim de semana de protestos
Cerca de 200 pessoas protestaram pela terceira noite consecutiva. Naquarta (8), Vonderrit Myers Jr., de 18 anos, foi morto por um policial.
Morte de jovem negro causa fim de semana de protestos
Foto: g1.globo.com

A cidade de Saint Louis, no estado de Missouri, onde h� dois meses ocorreram diversos protestos contra o preconceito racial, come�ou na madrugada de s�bado (11) um fim de semana de manifesta��es devido � morte de outro jovem negro pelas m�os da pol�cia.

Cerca de 200 pessoas, segundo a imprensa local, protestaram pela terceira noite consecutiva pelo assassinato de um jovem negro de 18 anos, identificado como Vonderrit Myers Jr., morto por disparos de um policial na quarta-feira (8).

O incidente lembrou a morte de outro jovem de 18 anos, em agosto. Desarmado e sem antecedentes criminais, Michael Brown perdeu a vida ap�s ser baleado por um policial branco na cidade de Ferguson, caso que gerou grande repercuss�o.

Para as manifesta��es previstas para o fim de semana, os organizadores esperam reunir milhares de pessoas. No protesto da madrugada de quinta (9) houve confrontos entre a pol�cia e os manifestantes, o que resultou em v�rias pris�es e a queima de bandeiras americanas.

Segundo o delegado da cidade, Sam Dotson, no dia do incidente, o agente, que estava fora de servi�o, perseguiu um desconhecido e, ap�s um desentendimento, o suspeito sacou uma arma e disparou tr�s vezes at� a pistola travar.

O policial ent�o fez 17 disparos e matou Myers. Para Dotson, o policial "n�o foi alheio � aplica��o da lei".

O jovem afro-americano, segundo documentos do tribunal de Missouri, havia sido convocado para uma audi�ncia em novembro por acusa��es supostamente relacionadas ao uso de armas e por resistir a uma pris�o.

O jovem foi acusado de exceder os limites de velocidade permitidos e protagonizar uma colis�o. Segundo as fontes judiciais, ap�s o acidente de carro, Myers correu com uma pistola e a jogou no esgoto, de onde foi recolhida pela pol�cia.

A m�e do jovem, Syreeta Myers, afirmou � imprensa na quinta que o filho "n�o estava armado" e que "levava um sandu�che na m�o quando dispararam contra ele, e n�o uma pistola". "A pol�cia mente. Mentiram tamb�m sobre Michel Brown", afirmou a m�e.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir