Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-10-2014

Jihadistas do Estado Islâmico executam nove pessoas
Vítimas tinham suspeitas de ligações com grupos sunitas anti-jihadistas. Na Síria, grupo tomou controle de quartel-general de Kobane.
Jihadistas do Estado Islâmico executam nove pessoas
Foto: g1.globo.com

O grupo Estado Islâmico (EI) executou nesta sexta-feira (10), no norte do Iraque, nove pessoas suspeitas de ligações com grupos sunitas anti-jihadistas, indicaram fontes da segurança e testemunhas.
Na cidade de Az-Zab, 90 km a oeste de Kirkuk, seis pessoas foram executadas em público.
"O EI executou quatro habitantes de Az-Zab e dois outros de cidades próximas de Az-Zwiya", alguns quilômetros mais a oeste, disse uma autoridade de segurança local.
Segundo testemunhas, essas seis pessoas foram acusadas de estarem envolvidas nos esforços para organizar uma resistência sunita ao EI na região. As pessoas foram executadas na praça de um mercado, relataram.
Em Baiji, 35 km mais ao sul, três homens foram decapitados nesta sexta, de acordo com uma autoridade.
A fonte afirmou que as três pessoas haviam sido sequestradas alguns dias antes e eram ex-membros das Sahwas, milícias sunitas que combatiam a Al-Qaeda com o apoio do exército americano entre 2007 e 2008.
O governo iraquiano, dominado pelos xiitas, encoraja as tribos sunitas a se levantar contra o EI, que encontrou pouca resistência ao lançar uma ofensiva relâmpago em junho, principalmente em regiões sunitas.

Kobane, Síria
Os militantes do EI que atuam na Síria assumiram o controle nesta sexta do quartel-general dos combatentes curdos na cidade síria de Kobane, na fronteira com a Turquia, onde os extremistas recorreram a artifícios para evitar os ataques da coalizão internacional, liderada pelas Estados Unidos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir