Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-10-2014

Nos EUA, republicanos resistem ao fechamento de Guantánamo
Fechamento de prisão em Cuba foi promessa de campanha de Obama. Republicanos dizem que qualquer ação sem apoio do Congresso é ilegal.
Nos EUA, republicanos resistem ao fechamento de Guantánamo
Foto: g1.globo.com

Os legisladores republicanos derrubaram nesta sexta-feira (10) qualquer possibilidade de o presidente americano, Barack Obama, ignorar o Congresso na tentativa de fechar a prisão de Guantánamo, como prometeu ao chegar à Casa Branca.

"Qualquer ação do presidente para fechar Guantánamo passando por cima do Congresso é formalmente ilegal", advertiu o representante Mark Meadows no Twitter.

Apesar de funcionários do governo afirmarem que Obama segue propondo uma solução legislativa antes de firmar qualquer decreto sobre Guantánamo, uma fonte ligada ao presidente disse que ele está "decidido a cumprir com seu compromisso" de fechar Guantánamo e que analisa todas as opções, informou o "The Wall Street Journal".

O presidente Obama prometeu fechar esta polêmica prisão quando ainda era candidato e jamais abandonou seu compromisso, mas o Congresso se nega a aprovar a transferência de presos para o território americano.

"Nossa posição neste ponto, e nossa política sobre este assunto é buscar o apoio do Congresso para superar esta oposição que, em nossa opinião, é infundada", disse nesta sexta-feira Eric Schultz, porta-voz do governo americano.

A prisão, situada na base naval americana na ilha de Cuba, ainda tem 149 detidos, 79 dos quais podem ser libertados. Todos foram detidos após os atentados do 11 de setembro de 2001.

O presidente da Câmara de Representantes, John Boehner, advertiu que Obama cometerá um "perigoso" erro se decidir transferir os presos de Guantánamo para prisões dos Estados Unidos.

"Uma esmagadora maioria de americanos e de legisladores - dos dois partidos - rejeitam a presença nos Estados Unidos dos terroristas detidos em Guantánamo, mas apesar disto a Casa Branca segue com este projeto", concluiu Boehner.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir