Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-10-2014

Indiano Kailash Satyarthi e Malala Yousafzay vencem Nobel
Kailash Satyarthi � ativista de direitos das crian�as na �ndia. Aos 17, Malala � a mais jovem vencedora do Nobel da Paz.
Indiano Kailash Satyarthi e Malala Yousafzay vencem Nobel
Foto: g1.globo.com

O indiano Kailash Satyarthi e a paquistanesa Malala Yousafzay ganharam o Nobel da Paz de 2014 "pela sua luta contra a supress�o das crian�as e jovens e pelo direito de todos � educa��o", anunciou o comit� organizador do pr�mio na manh� desta sexta-feira (10). Satyarthi, de 60 anos, � um ativista de direitos das crian�as na �ndia e a menina Malala sobreviveu a uma tentativa de assassinato dos talib�s em 2012 por sua milit�ncia a favor da educa��o das meninas em sua regi�o natal do noroeste do Paquist�o.

Com o pr�mio, Malala, de 17 anos, se torna a mais jovem ganhadora do Nobel, superando o cientista australiano-brit�nico Lawrence Bragg, que compartilhou o Pr�mio de F�sica com o pai, em 1915, aos 25 anos. Em sua conta no microblog Twitter, Malala disse: "Obrigada por todo apoio e amor".

Depois de receber tratamento m�dico intensivo, Malala se mudou para o Reino Unido. Em 2013, ela recebeu o pr�mio Sakharov para a liberdade de consci�ncia, concedido pelo Parlamento Europeu.

"As crian�as precisam ir para a escola e n�o serem exploradas financeiramente. Nos pa�ses pobres do mundo, 60% da popula��o atual tem menos de 25 anos. � prerrequisito para um desenvolvimento global pac�fico que os direitos das crian�as sejam respeitados", disse o presidente do Comit� Nobel noruegu�s, Thorbjoern Jagland.

"Kailash Satyarthi, mantendo a tradi��o de Gandhi, liderou v�rias formas de protestos e manifesta��es, todas pac�ficas, focando na grave explora��o das crian�as para ganho financeiro. Ele tamb�m contribuiu para o desenvolvimento de importantes conven��es internacionais sobre o direito da crian�a."

"Apesar de ser jovem, Malala Yousafzay j� lutou por v�rios anos pelo direito das crian�as pela educa��o, e mostrou pelo exemplo que crian�as e jovens tamb�m podem contribuir para melhorar sua pr�pria situa��o", disseram os membros do comit�, no an�ncio do pr�mio.

O primeiro-ministro do Paquist�o, Nawaz Sharif, afirmou que Malala � o "orgulho do Paquist�o".

Satyarthi afirmou que estava "encantado" com a not�cia, segundo a ag�ncia Press Trust of India. "Agrade�o ao comit� Nobel por este reconhecimento do sofrimento de milh�es de crian�as", disse o premiado.

Satyarthi abandonou a carreira de engenheiro eletricista em 1980 e passou a fazer campanha contra o trabalho infantil e a organizar numerosas formas de protesto pac�fico e manifesta��es contra a explora��o de crian�as para ganho financeiro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir