Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-10-2014

Ciclistas reclamam de pneus furados por tachinhas
Meta da atual gest�o � instalar 400 km de vias para bicicletas at� 2015. Medida tem causado pol�mica entre comerciantes e alguns moradores.
Ciclistas reclamam de pneus furados por tachinhas
Foto: g1.globo.com

Ciclistas que utilizam a ciclovia da Rua Artur de Azevedo, em Pinheiros, na Zona Oeste de S�o Paulo, afirmam que tiveram seus pneus furados por tachinhas que estavam espalhadas pela via. A implanta��o de vias para bicicletas tem causado pol�mica entre comerciantes e alguns moradores.

O ciclista F�bio Ximenez diz que percorre o trajeto diariamente e percebeu, na noite nesta quinta-feira (9), que algo estava errado.
"Eu estava indo para a USP e percebi que um pneu estava murcho. Fui arrastando [a bicicleta] at� a ponte da Cidade Universit�ria, quando vi um senhor, de mais ou menos uns 60 anos, com a dele tombada. Ele disse que o pneu tinha sido furado. Ele caiu e estava todo ralado", conta Ximenez.

Ele disse que o homem afirmou ter encontrado algumas tachinhas presas ao pneu da bicicleta. "Eu verifiquei o meu e encontrei no mesmo local", diz. O problema trouxe, al�m de preju�zos financeiros, dificuldades para o estudante voltar para casa. "Foram R$ 30 para trocar a c�mara, mas, al�m disso, tem o fato de que eu ter que voltar de l�, pedir para algu�m me dar uma carona at� em casa", afirma.

Lisa Watanabe, de 27 anos, utiliza a ciclovia nos fins de semana e tamb�m teve os pneus furados pelo objeto.

"No s�bado passado fui ao parque do Ibirapuera de bike. Subi a Artur de Azevedo para pegar a Henrique Shaumann e fui ao parque normalmente. Na volta do trajeto, notei as tachinhas no meu pneu logo quando estava prestes a pegar a ciclovia novamente. A� prestei bastante aten��o na ciclovia e pude notar v�rias espalhadas pelo ch�o", diz Lisa.

Ela conta que j� ouviu outros casos de ciclistas que tiveram o mesmo problema. "No caminho de volta, parei em um caf� que � bike-friendly pra avisar o pessoal l� e perguntar se algu�m sabia de algo a respeito, e me disseram que j� tinham reclamado das tachinhas na Artur".

Uma bicicletaria localizada pr�xima ao local alertou seus clientes sobre o problema por meio de sua p�gina no Facebook. Na mensagem, a empesa afirma que te atendido muitos casos de pneus furados por tachinhas na ciclovia da Artur de Azevedo.

Procurada pelo G1, a Subprefeitura de Pinheiros, respons�vel pela regi�o, n�o deu respostas sobre a quest�o at� a publica��o desta reportagem.

Ciclovias
O incentivo ao uso da bicicleta tem sido uma das principais bandeiras da gest�o atual. Apesar da aprova��o, a implanta��o de ciclovias tem causado pol�mica. Alguns comerciantes acreditam que a implanta��o das vias para ciclistas podem prejudicar suas vendas, por retirarem das ruas um espa�o antes destinado ao estacionamento de ve�culos.

At� o momento, o prefeito, Fernando Haddad (PT), j� construiu 78,3 km de ciclovias e pretende entregar em sua gest�o um total de 400 km de ciclovias at� o final de 2015 em toda a cidade. A meta � fechar 2014 com 200 km. Desde junho, a gest�o entregou 44,9 km em 23 trechos.

De acordo com a Prefeitura, o cumprimento da meta deixar� S�o Paulo com total de ciclovias pr�ximo do que h� em outras cidades do mundo. O levantamento da administra��o municipal aponta que Berlim lidera o ranking com 750 km. Al�m dos 400 km do novo plano, h� previs�o de inaugura��o de 150 km de ciclovias que devem ser implantadas junto aos futuros corredores de �nibus, al�m de outros 63 km j� existentes at� 2013.

Fiscaliza��o
Em agosto, a Prefeitura de S�o Paulo anunciou que vai colocar 1,2 mil agentes ciclistas da GCM para monitorar as ciclovias que cortam a cidade. Em uma segunda etapa, os agentes v�o multar quem desrespeitar as regras.

A possibilidade de os guardas aplicarem multas est� prevista no Estatuto Geral das Guardas Municipais, que amplia as atribui��es dos agentes. Para que os agentes possam aplicar multas, ser� feito um conv�nio entre a GCM e a Secretaria Municipal dos Transportes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir