Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-10-2014

Represa quase seca com estiagem em Nova Odessa
Imagens a�reas foram feitas em outubro de 2013 e setembro de 2014. Munic�pio passa a utilizar seu "volume morto" a partir desta quarta-feira.
Represa quase seca com estiagem em Nova Odessa
Foto: g1.globo.com

As tr�s represas do Sistema Recanto, em Nova Odessa (SP), quase desapareceram com a falta de chuvas que atinge todo estado. O reservat�rio 3 opera 2,81% da capacidade, que � de 530 milh�es de litros, enquanto o 2 tem 1,21% dos 340 milh�es de litros que � capaz de armazenar, segundo informa��es divulgadas nesta ter�a-feira (14) pela Companhia de Desenvolvimento (Coden). O ponto de capta��o da Recanto 1 j� n�o alcan�a o n�vel para fazer a retirada de �gua, e a cidade passa a utilizar seu "volume morto" a partir desta quarta-feira (15).

Para viabilizar o processo, uma bomba de suc��o foi colocada em um barco no meio do reservat�rio 1. O cen�rio cr�tico come�ou a tomar forma no final do ano passado. As imagens a�reas comparam o local composto pelas tr�s represas com fotos de outubro de 2013 e setembro deste ano (veja acima o antes e depois).

O munic�pio tem ao todo seis reservat�rios e adotou racionamento de 13 horas em julho deste ano. Tamb�m nesta segunda, o sistema total de abastecimento da cidade operava com 16,76% da capacidade. H� tr�s semanas, os reservat�rios operavam em 21,5%. Se o n�vel dessas represas continuar a baixar, a Coden afirma que ir� instalar uma bomba de capta��o em uma balsa no centro do reservat�rio para que o fornecimento n�o seja comprometido no munic�pio.

Para tentar recuperar a represa 2, que tem capacidade para 340 milh�es de litros d"�gua, o Executivo iniciou um processo de desassoreamento do local. Segundo a Prefeitura, a represa ter� a capacidade aumentada em 75 milh�es de litros, o que ir� evitar a falta d"�gua caso haja nova estiagem severa no ano que vem. A profundidade m�dia do reservat�rio passar� de 2,5 metros para seis metros. A obra custar� R$ 1,08 milh�o e deve terminar em duas semanas.

Racionamento
O racionamento iniciou na cidade em 8 de julho. A medida foi tomada na �poca por causa da redu��o de 30% no volume de �gua das represas que abastecem Nova Odessa. A princ�pio, o per�odo de corte de �gua era de 8h, das 21h at� 5h. No entanto, em 25 de julho, com a redu��o ainda maior do volume, o tempo do racionamento de �gua no munic�pio aumentou para 13h.

Medidas para economizar �gua
Em raz�o da estiagem, a Prefeitura de Nova Odessa passou a captar �gua do lago do Bosque Manoel Jorge para irrigar canteiros e utilizar em caminh�es-pipa e obras p�blicas. A medida visa reduzir o uso de �gua tratada distribu�da pela Coden.

Multas
Em 7 de agosto, a C�mara de Nova Odessa aprovou projeto de autoria do Executivo que declarou estado de situa��o cr�tica de escassez de �gua na cidade. Com isso, o governo municipal ficou autorizado a multar em R$ 120 os moradores que lavarem cal�adas, quintais e carros e encherem piscinas com �gua tratada. A fiscaliza��o � de responsabilidade da Coden e a determina��o vale at� 31 de dezembro deste ano.

Crise h�drica
Com a crise h�drica de Nova Odessa , a Prefeitura come�ou em 8 de agosto a captar �gua de uma �rea particular para conseguir abastecer o munic�pio. Das oito cidades da regi�o que enfrentam racionamento, Nova Odessa foi a primeira a recorrer � �gua de um c�rrego em terreno privado para garantir fornecimento � popula��o. A �rea particular de onde � captada a �gua fica a um quil�metro das represas do Sistema Recanto.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir