Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-10-2014

Ex-dirigentes do Khmer Vermelho são julgados por genocídio
Audiência foi retomada no Camboja. Julgamento foi dividido para ter resultado antes de morte dos acusados.
Ex-dirigentes do Khmer Vermelho são julgados por genocídio
Foto: g1.globo.com

O julgamento por genocídio de dois ex-líderes do Khmer Vermelho foi retomado no Camboja, onde são acusados de assassinatos em massa de vietnamitas e muçulmanos, casamentos forçados e estupros entre 1975 e 1979.

O ideólogo do regime, Nuon Chea, de 88 anos, e o ex-chefe de Estado Khieu Samphan, de 83, já foram condenados em agosto à prisão perpétua por crimes contra a humanidade em um primeiro julgamento.

A primeira condenação de altos dirigentes do Khmer Vermelho não impediu a abertura em julho do segundo julgamento. O procedimento foi dividido em vários "pequenos julgamentos" pelo temor de que os culpados falecessem antes da condenação.

"Os acusados enfrentam agora a justiça pelos maiores crimes que foram atribuídos", disse o promotor Chea Leang.

Quase 300 sobreviventes do regime estavam no tribunal e exigiram indenizações pelo sofrimento.

Os dois octogenários, acusados de genocídio, crimes contra a humanidade crimes de guerra, são julgados desde 2011 por sua responsabilidade na morte de dois milhões de pessoas entre 1975 e 1979, o que representava 25% da população do Camboja na época.

O primeiro julgamento foi centrado na retirada forçada das cidades em nome de uma utopia marxista que buscava uma sociedade totalmente agrária.

O segundo julgamento trata das acusações de genocídio de vietnamitas e da minoria muçulmana sham. O regime matou entre 100.000 e 500.000 shams e a 20.000 vietnamitas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir