Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-10-2014

Medo do ebola faz escolas suspenderem aulas nos EUA
Escolas no Texas e Ohio anunciaram fechamento nesta quinta. Estudantes e professores dos locais viajaram com enfermeira infectada.
Medo do ebola faz escolas suspenderem aulas nos EUA
Foto: g1.globo.com

Escolas dos estados do Texas e Ohio, nos Estados Unidos, anunciaram que ir�o ficar fechadas nesta quinta-feira (16) ap�s ser informado que alguns estudantes e funcion�rios das institui��es estavam no mesmo voo que a enfermeira Amber Vinson, diagnosticada com ebola.

Amber viajou de Cleveland para Dallas na segunda-feira (13). Ela come�ou a apresentar os sintomas da doen�a no dia seguinte. No total, 132 passageiros estavam a bordo.

Todos foram convocados pelas autoridades americanas e s�o monitorados.
Segundo o jornal "New York Daily News", tr�s escolas do distrito de Belton, no centro do Texas, e alguns �nibus ser�o desinfetados ap�s a descoberta de que dois estudantes estavam no mesmo voo que a enfermeira.

Os estudantes ficar�o em casa pelos pr�ximos 21 dias, tempo m�ximo de incuba��o da doen�a.
Duas escolas na regi�o de Cleveland, em Ohio, tamb�m ficar�o fechadas nesta quinta ap�s a descoberta de que uma professora pode ter estado no mesmo avi�o.
Riscos

A enfermeira foi contaminada ap�s tratar de um liberiano com ebola no Texas. Segundo o diretor do Centro de Controle e Preven��o de Doen�as dos EUA, Tom Frieden, os funcion�rios envolvidos no tratamento de Duncan podiam viajar, mas n�o em aeronaves comerciais, junto com outros passageiros.

"Embora ela n�o reportasse sintomas e n�o alcan�asse o limite de febre de 100,4 graus Farenheit (38 graus cent�grados), ela informou que mediu sua temperatura e era de 99,5 graus Farenheits (37,5 cent�grados)", disse Frieden -- o que significa que ela tinha a temperatura ligeiramente elevada.

Segundo Frieden, no entanto, o risco de que outras pessoas no avi�o tenham sido expostas ao ebola � "extremamente baixo", j� que Amber n�o vomitava e n�o sangrava.

Os CDC destacaram que novas medidas est�o sendo adotadas para aumentar o n�vel de prepara��o nos hospitais, incluindo o envio a Dallas de especialistas que conseguiram controlar focos de ebola na �frica nas �ltimas duas d�cadas.

O organismo afirmou que pretende melhorar os procedimentos para proteger os trabalhadores da �rea de sa�de no Hospital Presbiteriano de Dallas e que os funcion�rios deste e de outros centros m�dicos receber�o mais treinamento para tratar com a doen�a.

Infec��o
O caso � o segundo de transmiss�o da doen�a dentro dos Estados Unidos. Nina Pham, uma enfermeira tamb�m do Texas, foi o primeiro caso. Ela est� internada em uma �rea de isolamento do hospital onde trabalha.

Nina, de 26 anos, contaminou-se com o v�rus como membro da equipe que tratou do liberiano Thomas Eric Duncan.
Duncan tinha viajado da Lib�ria para o Texas em setembro e come�ou a apresentar os sintomas do ebola dias depois de sua chegada. Ele morreu na semana passada.
Nina recebeu plasma retirado do sangue de um m�dico que se curou da doen�a. A transfus�o de plasma, contendo anticorpos para o v�rus do ebola, ocorreu na tarde desta segunda.

Ele veio de Kent Brantly, o m�dico do Texas que sobreviveu ao ebola. Brantly contraiu a doen�a quando trabalhava como volunt�rio em um grupo mission�rio tamb�m na Lib�ria.

O diretor dos Centros de Preven��o e Controle de Doen�as dos EUA (CDC), Thomas Frieden, disse que a ag�ncia vai ampliar o treinamento dos profissionais do sistema de sa�de dos EUA.

Segundo ele, 76 pessoas que podem ter tido contato com Duncan ap�s sua interna��o est�o sendo monitoradas.

Segundo Frieden, "apenas uma �nica pessoa" teve contato com Nina enquanto ela poderia transmitir a doen�a. O diretor dos CDC disse tamb�m que ainda n�o sabe como a enfermeira contraiu a doen�a em uma unidade hospitalar de isolamento.

Duncan foi o primeiro paciente a ser diagnosticado com ebola nos Estados Unidos, mas ele contraiu a infec��o em seu pa�s natal, a Lib�ria. O caso desta profissional de sa�de foi o primeiro em que a transmiss�o da doen�a ocorreu em territ�rio americano.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir