Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-10-2014

Greve de pilotos da Lufthansa afeta voos no Brasil
Segundo companhia a�rea, por enquanto, seis voos foram cancelados. Pilotos entraram em greve por conflito com empresa sobre aposentadoria.
Greve de pilotos da Lufthansa afeta voos no Brasil
Foto: g1.globo.com

Os pilotos da companhia a�rea alem� Lufthansa ampliaram nesta ter�a-feira (21) a greve para os voos de longa dura��o, ap�s a paralisa��o em rotas nacionais, mantendo o debate com a empresa sobre as condi��es de pr�-aposentadoria.

A companhia a�rea, a maior da Alemanha, cancelou 1.511 voos, o que afetou ao redor de 166 mil passageiros de v�rios pa�ses. No Brasil, seis voos foram afetados, segundo lista dispon�vel no site da empresa.

Veja quais s�o
LH507 S�o Paulo - Frankfurt
LH506 Frankfurt - S�o Paulo
LH504 Munique - S�o Paulo
LH500 Frankfurt - Rio de Janeiro
LH501 Rio de Janeiro - Frankfurt
LH505 S�o Paulo - Munique (dia 22)

O porta-voz da Lufthansa Andreas Bartels afirmou ao canal de televis�o p�blico "ARD" que � necess�ria por parte dos pilotos "disposi��o" para continuar negociando e aproximando posturas para "solucionar o conflito".
O principal ponto de desacordo entre os pilotos e a companhia � a reforma da aposentadoria antecipada, direito at� agora dos 5.400 pilotos do grupo Lufthansa, que inclui a companhia a�rea hom�nima, a divis�o de transporte de mercadorias Lufthansa Cargo e a filial de baixo custo Germanwings.
O atual sistema permite aos comandantes deixar de trabalhar a partir dos 55 anos com 60% do sal�rio base.

Segundo Lufthansa, os comandantes chegam � aposentadoria antecipada com uma m�dia de idade de 59 anos e a inten��o � atras�-la gradualmente at� os 61 anos.

Esta convoca��o se segue � greve de 12 horas realizada na quinta-feira pelos pilotos da Germanwings.
A de segunda-feira e a desta ter�a � a oitava rodada de greves realizada pelos pilotos da companhia a�rea desde abril.

Desde ent�o Lufthansa e Germanwings cancelaram j� pelo menos cinco mil voos por causa das paralisa��es, e estima-se que tenha afetado at� agora mais de meio milh�o de passageiros causando numerosas perdas � companhia.

Os pilotos e a empresa n�o conseguiram chegar a um consenso e j� na quinta-feira o sindicato advertiu que os passageiros deviam se preparar para mais interrup��es nos pr�ximos dias.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir