Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-10-2014

Batalha pelo controle da cidade curda de Kobane
Curdos s�rios reclamam da pouca ajuda turca para conter radicais. Estado Isl�mico quer tomar cidade s�ria.
Batalha pelo controle da cidade curda de Kobane
Foto: g1.globo.com

A batalha continua nesta quarta-feira (22) pelo controle da cidade s�ria de Kobane, na fronteira com a Turquia, enquanto os curdos iraquianos se preparam para mandar refor�os para sua mil�cia que luta contra os jihadistas do grupo radical Estado Isl�mico.

As mil�cias curdas lutam contra os radicais desde setembro sem ajuda externa - a n�o ser eventuais ataques a�reos americanos sobre os jihadistas. O governo turco disse neste domingo que permitiria o envio de refor�os curdos iraquianos para Kobani. Esses combatentes poderiam fazer diferen�a na batalha pela cidade, onde os curdos lutam por semanas contra os jihadistas, mais bem armados.
A recusa da Turquia em intervir na luta frustrou os Estados Unidos. Tamb�m espalhou protestos violentos no sudeste do pa�s promovidos por curdos irritados com negativa de Ancara a abrir a fronteira para que guerrilheiros volunt�rios cheguem � cidade.

A Turquia v� os curdos s�rios com suspeita por causa de sua liga��o com o grupo PKK, que h� d�cadas luta pelos direitos curdos na Turquia e que Washington considera um grupo terrorista.

Em agosto, os EUA come�aram a atacar alvos do Estado Isl�mico pelo ar no Iraque - e cerca de um m�s depois passaram a bombardear tamb�m a S�ria. .

Kobane � uma das tr�s �reas perto da fronteira onde curdos s�rios estabeleceram seu pr�prio governo desde que o pa�s entrou em guerra civil, em 2011.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir