Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-10-2014

Alunas brasileiras vencem concurso de ideias inovadoras de H
Outros tr�s estudantes de Sri Lanka, Nepal e Filipinas foram premiados. Jovens v�o para Harvard, nos EUA, expor projetos para investidores.
Alunas brasileiras vencem concurso de ideias inovadoras de H
Foto: g1.globo.com

Duas estudantes brasileiras foram selecionadas em um programa que incentiva projetos inovadores de empreendedorismo social promovido por alunos da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. No total, entre 80 inscritos, al�m de Georgia Gabriela da Silva Sampaio, de Feira de Santana (BA), e Ra�ssa M�ller, de Novo Hamburgo (RS), ambas com 19 anos, outros tr�s participantes vindos do Sri Lanka, Nepal e Filipinas, foram premiados. Em novembro eles v�o participar de um confer�ncia no campus de Harvard para expor seus projetos para investidores do mundo todo e conhecer a universidade.

Chamado de "Village to Raise a Child" (significa "Vila por Tr�s do Jovem"), o evento realizado pela primeira vez por um grupo de alunos, ex-alunos e professores de Harvard tem objetivo de tornar conhecidas ideiam que impactem a comunidade em que os autores vivem. "A "vila" significa bairro, comunidade, escola ou qualquer grupo social por tr�s desse jovem. H� sempre uma "vila" atr�s de uma ideia, de um projeto e nosso crit�rio mais forte foi o de premiar ideias que impactem a comunidade", diz o brasileiro Renan Ferreirinha Carneiro, de 20 anos, que integra a comiss�o organizadora do evento e cursa o 2� ano de economia e ci�ncias pol�ticas em Harvard.

Uma das premiadas � Georgia Gabriela da Silva Sampaio que pesquisa a cria��o de um m�todo menos invasivo e mais barato, por meio de um exame de sangue, para o diagn�stico da endometriose, doen�a que acomete as mulheres. Ela come�ou a pesquisar o assunto h� tr�s anos, depois que tia foi diagnosticada e teve de extrair o �tero, e Georgia cogitou a possibilidade de herdar a patologia, hip�tese descartada at� o momento.

"Fiquei pensando no contexto social e econ�mico e como as pessoas s�o privadas de ter um diagn�stico e se tratar. Desenvolvi um m�todo de diagn�stico que pode ser feito atrav�s de marcadores biol�gicos que depois vai ser adaptado para um exame de sangue", diz Georgia. Segundo ela, cientificamente n�o � uma ideia in�dita, por�m os pesquisadores "nunca foram adiante para trazer para a realidade."

Georgia lembra que o diagn�stico da endometriose, inicialmente feito por exame de ultrassonografia, e o tratamento, que at� prev� uma indica��o cir�rgica, � muito restrito. "Esse olhar � voltado para minha comunidade, me senti incomodada com a possibilidade de muitas mulheres nem conseguirem ser diagnosticadas. Quero dar continuidade � minha pesquisa com ajuda de um orientador."

A estudante concluiu o ensino m�dio no ano passado e neste ano vai disputar uma vaga em uma universidade americana, onde pretende conciliar cursos de engenharia e algo no campo das ci�ncias biol�gicas.

Esponja para absorver �leo
A segunda brasileira vencedora � a estudante do ensino t�cnico em qu�mica Ra�ssa M�ller que criou uma esp�cie de esponja que repele �gua e absorve �leo e poderia, por exemplo, ser utilizada em acidentes com derramamento de �leo no mar. "� um filtro que funciona com criptomelano, que � um mineral pouco conhecido e tem com propriedade ser poroso. No primeiro processo aumentei a tamanho do poros e no segundo fiz uma cobertura de silicone para repelir �gua e absorver �leo."

Nenhuma subst�ncia qu�mica tem esse poder, segundo Ra�ssa, que lembra que a palha de milho tamb�m � usada para este fim, mas depois precisa ser queimada. "Ao utilizar o filtro, o �leo pode ser absorvido e recuperado depois para que seja revendido, e o filtro pode ser reutilizado."

Agora a estudante pretende fazer testes do produto em grande escala para verificar a aplicabilidade. "Ser selecionada no pr�mio foi muito bom, � um reconhecimento para mim, para minha regi�o. Quero expor minha ideia e minha pesquisa."

Ra�ssa vai concluir o ensino t�cnico de quatro anos em 2015, e pretende em seguida disputar uma vaga em uma universidade americana, para mesclar estudos de psicologia e neuroci�ncia. "� a qu�mica do c�rebro, para mim est� tudo interligado."

As brasileiras, assim como os demais estudantes selecionados no concurso, est�o com uma campanha na internet para arrecadar fundos aos projetos. Para ter acesso aos v�deos que explicam as ideias e fazer as doa��es acesse o link www.crowdrise.com/villagetoraiseachildprojects/fundraiser/

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir