Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-10-2014

Ex-chefe do governo de Hong Kong pede fim dos protestos
Manifestantes pr�-democracia seguem acampados nas ruas. Primeiro dirigente do territ�rio alertou para consequ�ncias econ�micas
Ex-chefe do governo de Hong Kong pede fim dos protestos
Foto: g1.globo.com

O ex-chefe do governo de Hong Kong Tung Chee-hwa pediu nesta sexta-feira (24) aos manifestantes pr�-democracia que abandonem as ruas e alertou que, caso o protesto prossiga, poder� haver consequ�ncias muito s�rias para a economia local.

O primeiro dirigentes local depois da devolu��o da ex-col�nia brit�nica para a China, em 1997, e que em 2005 deixou o cargo ap�s protestos em massa, reapareceu para pedir uma sa�da pac�fica para o conflito.

"� preciso acabar com a ocupa��o das ruas n�o apenas porque est�o prejudicando a conviv�ncia e a rotina, como tamb�m porque se trata de uma grande viola��o da lei", disse Tung em sua primeira apari��o na imprensa desde o in�cio dos protestos h� quase um m�s.

Os l�deres estudantis do movimento pr�-democracia deram a entender na quarta-feira que podem abandonar o di�logo com o governo, acusado de n�o tomar nenhuma iniciativa para ajudar a acabar com mais de tr�s semanas de manifesta��es.


As primeiras conversa��es na ter�a-feira entre os representantes dos estudantes e o governo, com a n�mero dois do Executivo de Hong Kong � frente, Carrie Lam, n�o apresentaram resultados concretos.
Os manifestantes exigem a ren�ncia do chefe do Executivo, Leung Chun-ying, e a instaura��o de um verdadeiro sufr�gio universal no territ�rio.

A China aceitou o princ�pio do sufr�gio para elei��o do pr�ximo chefe do Executivo em 2017, mas deseja manter o controle das candidaturas.
Os manifestantes desde 28 de setembro ocupam tr�s bairros de Hong Kong, o que afeta consideravelmente as atividades deste centro do capitalismo financeiro internacional.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir