Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-10-2014

Hospital confirma superbactéria em 5 pacientes e suspende a
4 doentes estão em ala em Nova Odessa; infecções foram fora da unidade. Um homem com a KPC já havia morrido na sexta-feira, mas por pneumonia.
Hospital confirma superbactéria em  5 pacientes e suspende a
Foto: g1.globo.com

O Hospital Municipal de Nova Odessa (SP) tem quatro pessoas infectadas pela superbactéria KPC, segundo a Secretaria de Saúde da cidade. Todos estão em uma ala isolada e já deram entrada na unidade contaminados, conforme a pasta. Um quinto paciente diagnosticado com a bactéria morreu no local na última sexta-feira (17), mas por complicações de uma pneumonia, informa nota divulgada pela Prefeitura na noite desta quarta-feira (23). Os cinco casos apareceram em menos de 10 dias. O hospital funciona normalmente, mas tomou medidas de segurança, como a suspensão de todas as cirurgias.

A nota da Secretaria de Saúde cita que, após a morte do idoso, foram realizados exames em todos os pacientes internados no hospital. Sobre os quatro infectados, "são pessoas com a saúde debilitada e que passaram por outros hospitais recentemente, dando entrada no Hospital Municipal já contaminados", diz o documento.

O homem que morreu esteve internado anteriormente no Hospital Estadual de Sumaré, onde recebeu alta e, na residência, desenvolveu uma pneumonia. Por conta disso, teve uma insuficiência respiratória e foi encaminhado a Nova Odessa. Não foram informadas as origens dos outros quatro pacientes.

"Sem alarde"
O comunicado da secretaria descarta a possibilidade de fechamento do hospital e diz que "não há motivo para alarde". A unidade adotou "todas as ações preventivas desde a confirmação do primeiro caso", cita o documento.

Essas medidas fazem parte de um protocolo de segurança para evitar contaminações. As principais são o isolamento da ala onde estão os pacientes infectados, a lavagem completa do hospital, a suspensão de cirurgias e o fornecimento de equipamentos de proteção individual à equipe.

O hospital de Nova Odessa também funciona como maternidade e as cesarianas foram suspensas. A assessoria de imprensa destacou ainda que o problema atual não impede a unidade de acolher novos pacientes, nem de transferir os que estão nela para outros centros médicos. "Vale lembrar que a equipe também mantém constante contato com hospitais de referência, como o Instituto de Infectologia Emílio Ribas".

Superbactéria
A bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2000, depois de ter sofrido uma mutação genética, que lhe conferiu resistência a múltiplos antibióticos e também a capacidade de tornar resistentes outras bactérias.

Conhecida popularmente como superbactéria, pode ser encontrada em fezes, na água, no solo, em vegetais, cereais e frutas. A transmissão ocorre em ambiente hospitalar, por meio do contato com secreções do paciente infectado, desde que não sejam respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene.

Os sintomas são os mesmos de qualquer outra infecção: febre, prostração, dores no corpo, especialmente na bexiga, quando a infecção atinge o trato urinário, e tosse nos episódios de pneumonia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir