Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-10-2014

Menino João Victor volta a ser internado em Florianópolis
Garoto recebeu um transplante de fígado em agosto e trata de um câncer. Ele está no Hospital Infantil Joana de Gusmão desde segunda (27).
Menino João Victor volta a ser internado em Florianópolis
Foto: g1.globo.com

O catarinense João Victor, que fez um transplante de figado em agosto, voltou a ser internado no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. De acordo com a doadora do órgão, Tatiana Solonca, que acompanha a recuperação da criança, o quadro de saúde dele nesta quinta (30) é estável, mas a família está apreensiva.

O menino de 4 anos luta contra um câncer desde os 2 anos. Em agosto ele recebeu parte do fígado de Tatiana, que precisou emagrecer 27 quilos para fazer a doação. A doadora e a família do menino se conheceram em uma igreja em Palhoça, na Grande Florianópolis. Em abril, quando soube que poderia doar parte do fígado para João, Tatiana mudou o estilo de vida para emagrecer e fazer o transplante.

Na semana passada, João passou por uma sessão intensiva de quimioterapia, de segunda (13) a sexta (17). O procedimento é padrão, entretanto, com a imunidade baixa, a criança apresentou um quadro de infecção intestinal que foi agravada para uma colite. Na segunda (27), ele retornou ao hospital e foi internado após febre.

Na quarta-feira (29), o menino apresentou presença de líquido pulmonar que transformou-se em pneumonia. Depois, o fígado também apresentou um quadro de infecção. Segundo a doadora, os médicos do Hospital Infantil e os que fizeram o transplante em São Paulo acompanham o caso.

"Ele é forte e nós rezamos muito. Acreditamos na corrente positiva em torno dele", disse Tatiana. A mulher, que perdeu 27 kg para fazer a doação, segue em repouso pós-cirúrgico. "Não posso estar lá, mas estou sempre acompanhando e em contato com a família. Temos muita fé", disse. No dia 15 de novembro João Victor completa 5 anos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir