Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-10-2014

Zuenir Ventura vai para hospital após ser eleito para ABL
Escritor passou mal durante jantar de comemoração pela conquista. "Estou me sentindo imortal", brincou ao garantir que foi só um susto.
Zuenir Ventura vai para hospital após ser eleito para ABL
Foto: g1.globo.com

Horas depois de ser eleito o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras, o jornalista e escritor Zuenir Ventura, de 83 anos, foi levado para o Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, depois de passar mal durante jantar realizado em comemoração à sua conquista. Ele passou por exames e foi liberado em seguida, dando continuidade ao festejo com pizza e vinho.

"Eu tive uma queda de pressão apenas. Tive um dia com uma agenda emocional e física muito intensa, e quase não me alimentei direito", disse Zuenir ao G1, por telefone já na madrugada de sexta-feira.

Segundo o escritor, alguns médicos amigos participavam do jantar quando ele passou mal. "Eu sabia que era só uma queda de pressão, mas eles insistiram que eu deveria ir a um hospital para fazer exames. Fiz todos os exames e está tudo normal. Estou me sentindo um imortal", brincou, destacando que se encontrava em um restaurante em Ipanema comendo pizza e tomando para continuar os festejos. "Quem me viu saindo de lá [do jantar] quase carregado não vai entender nada se me ver aqui agora", brincou novamente.

Zuenir fez questão de destacar que o cardiologista Cláudio Domêmico, "a quem entrego meu coração", chegou ao jantar quando ele acabara de ser levado para o hospital. "Ele [Domênico] foi direto para lá. Engraçado é que saí de lá [do Hospital Samaritano] com o meu médico e amigo], disse.

Sucessor de Suassuna
Zuenir Ventura passa a ocupar a cadeira 32, que ficou vaga com a morte do acadêmico, dramaturgo, poeta e romancista Ariano Suassuna, em 23 de julho passado, em Recife, Pernambuco. Zuenir foi eleito com 35 votos. Thiago de Mello teve um e Olga Savary um.

Estavam presentes na eleição 18 acadêmicos e 19 votaram por carta. O presidente da academia, Geraldo Cavalcante, deu as boas-vindas ao novo integrante da ABL. " Ele é um querido por sua dedicação e lucidez e pela argúcia com que acompanha a vida social e econômica do Brasil. Estamos contente em recebê-lo", disse.

Os ocupantes anteriores da cadeira foram Carlos de Laet, Ramiz Galvão, Viriato Correia, Joracy Camargo e Genolino Amado.

Zuenir não escondia a alegria com o resultado: "Eu tive um impacto positivo. Por mais que se espere, é diferente quando você recebe a notícia. Demorei a me candidatar porque das outras vezes meus amigos se candidataram e eu achei que eles mereciam mais do que eu. A grande votação é uma acolhida, pois o número é expressivo, uma grande responsabilidade".

Ele falou ainda sobre o fato de suceder Suassuna. "Pretendo frequentar a ABL o máximo possível, pois é um convívio amistoso e agradável. Suceder Suassuna é uma emoção especial. Dedico essa vitória a Zélia Suassuna. Antes de ser internado, o Suassuna falou para o Gerson Camarotti, grande amigo dele, que pretendia votar em mim, mesmo sem votar há muitos anos. A academia tem uma tradição de jornalistas. Espero não decepcionar", afirmou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir