Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-11-2014

Temer reunirá eleitos em jantar para reafirmar liderança sob
Cresce influência do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre o partido. Ele deve ser candidato a presidente da Câmara. PT também quer o posto.
Temer reunirá eleitos em jantar para reafirmar liderança sob
Foto: g1.globo.com

O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, oferecerá um jantar na próxima terça-feira (4), no Palácio do Jaburu, em Brasília, para dar as boas-vindas aos novos parlamentares e governadores eleitos do partido e reafirmar a liderança sobre a sigla.

Reeleito para a Vice-Presidência da República, Temer terminou a disputa eleitoral fortalecido diante da ala peemedebista que fez campanha para o candidato derrotado do PSDB ao Palácio do Planalto, Aécio Neves.

O deputado Eduardo Cunha, que já impôs importantes derrotas ao governo na Câmara, tem rivalizado em influência com Temer dentro do partido. Na última quarta-feira (29), ele foi reconduzido à liderança do PMDB e recebeu o apoio dos deputados peemedebistas para se lançar candidato na disputa pelo comando da Casa, em fevereiro do ano que vem. A candidatura desagrada ao Palácio do Planalto e ao PT, que tem a maior bancada (70 deputados) e não pretende abrir mão do posto. O PMDB elegeu 66 deputados e se manteve como a segunda bancada.

No jantar da próxima terça, disseram assessores de Temer, o vice-presidente quer aproveitar para ouvir com atenção as reivindicações dos integrantes do partido, especialmente as demandas das correntes internas que fazem oposição ao governo petista. A intenção é aproveitar o evento para identificar os anseios dos novos parlamentares e tentar atraí-los para a órbita de influência do vice-presidente.

"Pouco mais da metade dos deputados do PMDB foram reeleitos. Com tantos novos parlamentares, temos de verificar na prática os alinhamentos que vão se construir, sentindo as movimentações a partir da rotina da Câmara e ouvindo as pessoas", disse ao G1 um interlocutor de Temer que não quis se identificar.

Eduardo Cunha
Conforme o Blog do Camarotti informou na terça-feira (29), o governo emitiu sinais de resistência ao nome de Eduardo Cunha na presidência da Câmara. Mas a presidente Dilma Rousseff, segundo o Blog, foi aconselhada a não interferir na disputa pela presidência da Câmara.

Defensor da candidatura de Cunha, o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) afirmou ao G1 que o líder da bancada peemedebista é um candidato independente, "mas não de oposição".

Para ele, Temer, no papel de presidente do PMDB, não poderá se posicionar contra uma candidatura de um integrante do partido, "qualquer que seja o nome sugerido".

"Se [Temer] ficasse contra [uma candidatura do PMDB para a presidência da Câmara], teria a insatisfação de todo o partido", afirmou Vieira Lima. "A candidatura do Eduardo Cunha é do PMDB, foi definida por aclamação pela bancada do partido. Michel [Temer] não iria contra essa vontade. Ele não poderia ficar contra o PMDB. E não está", complementou.

Recém-eleita para o Senado, a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) se mostrou incrédula com relação à suposta unanimidade dentro da bancada em torno da candidatura de Cunha. Na visão dela, a sucessão presidencial na Casa "tem e terá muito conflito" entre os partidos da base governista.

De acordo com a deputada, o PMDB tem de ter "muita cautela, muito bom senso e água benta" no momento em que for discutir se lançará candidato para a presidência da Câmara.

"Tem que esperar chegar os novos [deputados] para a gente ter uma decisão nova, com o verdadeiro quadro que vai votar no próximo processo eleitoral [...] Falei ontem [quinta] com o Eduardo Cunha que nós não estamos vivendo em um céu de brigadeiro. O país vive várias crises, na economia, por exemplo. Portanto, tudo vai ter que ser bem medido, bem embasado", destacou Rose.

PT discutirá candidato
A sucessão presidencial na Câmara também será debatida pela bancada petista na próxima terça-feira, quando parlamentares se reunirão em Brasília para discutir a sucessão presidencial na Casa. Oficialmente, porém, o assunto ainda é tratado com restrição pelos representantes do partido, que preferem adotar cautela ao falar sobre o tema.

No último dia 22, o líder do PT na Câmara, antecipou o debate pelo comando da Casa ao afirmar, em entrevista coletiva, que seu partido irá reivindicar o posto para o biênio 2015-2016. A declaração de Vicentinho foi baseada em acordo entre os partidos aliados no qual as legendas donas das maiores bancadas se alternam na presidência da Câmara. Esse acerto, no entanto, precisaria ser renovado com o início de uma nova legislatura.

"O que não pode é ficar nessa queda de braço. Mal terminou a eleição e [está] essa guerra. Isso é muito ruim para o parlamento", avaliou o deputado José Guimarães (PT-CE). "Com a poeira baixada, faremos um novo diálogo. É possível [uma candidatura do PT à presidência da Câmara], mas não neste momento", disse. Segundo ele, "a palavra mais importante do PT agora é o diálogo".

Demonstrações de que o governo federal vive um momento de tensão com o Legislativo foram dadas nesta semana, apenas dois dias após a reeleição de Dilma. Na última terça (28), a Câmara derrubou o decreto presidencial que estabelece a consulta a conselhos populares por órgãos do governo antes de decisões sobre a implementação de políticas públicas. A rejeição à proposta foi a primeira derrota do Palácio do Planalto no Congresso após as eleições.

Também nesta semana, a Comissão de Agricultura aprovou a convocação dos ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Neri Geller (Agricultura) para prestar esclarecimentos ao colegiado.

Oposição
Na terça-feira, o Blog do Camarotti revelou que partidos de oposição também decidiram lançar candidato à presidência da Câmara dos Deputados. Ao G1, o senador reeleito Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que ainda não há consenso na legenda sobre o lançamento de uma candidatura própria.

Dias afirmou que o PSDB se reunirá em Brasília na próxima quarta (5) para "afinar o discurso" da sigla em torno da sucessão de Henrique Alves. Ao ser questionado sobre um possível apoio do PSDB à candidatura de Eduardo Cunha, Álvaro Dias foi enfático ao afirmar que seu partido não apoiará "ninguém da base do governo".

"Não apoiaremos a candidatura de ninguém da base do governo. Não podemos, enquanto oposição, fortalecê-los de nenhuma maneira. É claro que respeitamos os nomes que estão postos, mas precisamos, mais do que nunca, fortalecer o discurso de oposição", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir