Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-11-2014

Chamada de "bolinha de queijo", jovem emagrece 14 kg e faz e
Jornalista de Santos, SP, mudou hábitos e deixou para trás a obesidade. Jovem recuperou a auto-estima e até fez um ensaio fotográfico.
Chamada de
Foto: g1.globo.com

Uma jornalista de Santos, no litoral de São Paulo, superou uma adolescência marcada pela obesidade e conseguiu mudar os seus hábitos alimentares para viver uma nova rotina. A base para a busca por uma vida saudável foi emagrecer para a sua formatura na faculdade. Agora, Fani Paula de Moraes, de 25 anos, mantêm a forma e espera não mais lutar contra a balança.

Segundo ela, durante anos perder peso parecia ser um objetivo quase inalcançável. "Na minha família só tem "gordinhos". Tenho tendência dos dois lados. A vida inteira fiz vários tipos de dieta. Emagrecia e depois engordava o dobro. Até que, em 2007, minha irmã estava fazendo a festa de debutante dela e eu fiquei com vergonha de dançar valsa gordinha. Depois disso, eu passei a frequentar um nutricionista, que me deu uma dieta e pediu para eu caminhar todos os dias na praia. Nessa época, a minha meta era emagrecer até a minha formatura na faculdade e consegui. Eliminei 14 quilos em dois anos", conta.

A nova fase rendeu episódios inusitados para a jornalista. "Depois de alguns meses de reeducação alimentar, as roupas estavam largas e tive que mandar apertar tudo. As pessoas mais próximas, como familiares e amigos, começaram a reparar mais do que eu na mudança. E fiquei mais feliz ainda na minha formatura, porque tinha alcançado a minha meta da época e me senti super bem no vestido que comprei. Destaco que quando comecei a reeducação alimentar, eu tinha 66 kg e fui para 52 kg. Do ano passado para cá, eu ganhei 6 kg de massa magra e tem quem não me reconheça na rua por causa disso. Posso dizer que não foi fácil o processo de emagrecimento, mas eu consegui", afirma.

Antes, na adolescência, Fani sofria com o bullying de outros jovens e se sentia triste com isso. "Eu não gostava do meu corpo e tinha vergonha. O meu apelido era "bolinha de queijo" (risos). Eu era bem gordinha. Sofria bullying e, além de ser gordinha, era bastate quieta. E tinha um grupo de meninas que não gostava de mim", lembra.

Mas, com a nova rotina, a jovem também recuperou a auto-estima. Tanto que, quando uma amiga fotógrafa a convidou para fazer um ensaio fotográfico sensual, Fani encarou o desafio. "A minha amiga, que é fotógrafa, sugeriu fazer o ensaio comigo. Fiquei com receio no começo, mas como toda mulher, gosto de me reinventar, né? Gostei da experiência e recomendo que todas as mulheres façam", comenta.

Entusiasmado com o novo momento, Fani integra um projeto que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas. "O projeto te dá motivação nesse sentido. Temos dicas do mundo fitness, sobre suplementos e nutrição. Tenho me mantido firme na musculação e agora a minha meta é ficar sem gordura no corpo. Falta pouco... quero ficar toda "dura"", revela.

Sobre as dicas para as pessoas que desejam emagrecer, a jornalista, que é adepta do ovolactovegetarianismo há oito anos - é um tipo de vegetarianismo em que o indivíduo exclui carnes, derivados e peixe de sua alimentação, mas pode comer alguns alimentos de origem animal como ovos, leite e seus derivados como iogurtes e queijos -, acredita que o mais importante é a determinação. "Eu sempre como salada e coisas integrais. Já virou um hábito. Além disso, comer de três em três horas virou uma "religião" para mim. Vivo com barras de cereal, cookies integrais, frutas e tudo o que consigo levar na minha bolsa. Bebo mais de dois litros de água por dia e não tomo refrigerante. Esse foco é fundamental para você manter a motivação. Vale a pena ter uma vida saudável", conclui.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir