Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-11-2014

Novo bônus para quem economizar água começa a valer neste sá
Clientes que reduzirem consumo entre 10% e 20% também terão desconto. Neste sábado, Sistema Cantareira operava com 12,2 % da capacidade.
Novo bônus para quem economizar água começa a valer neste sá
Foto: g1.globo.com

A ampliação da faixa de bônus para quem economizar água em São Paulo começa a valer a partir deste sábado (1°). A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) concederá o desconto na conta de água também para os imóveis que reduzirem o consumo entre 10% e 20%.

Agora, os imóveis que reduzirem o gasto entre 15% ou 20% receberão bônus 20%. Desde fevereiro até então, apenas os clientes que economizavam 20% ou mais recebiam um desconto de 30% na conta de água.

A decisão, aprovada pela Agência Reguladora de Saneamento e energia do Estado de São Paulo (Arsesp), vale para as cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Bragança Paulista e Campinas que já eram beneficiadas com o desconto (veja lista e as novas regras abaixo). O bônus gradual foi solicitado pelo governador Geraldo Alckmin.

Neste sábado (1º), o Sistema Cantareira, que abastece 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, voltou a registrar queda apesar da chuva de 2,9 mm. Nesta manhã, ela operava com 12,2 % de sua capacidade, já considerando duas cotas da reserva técnica (volume morto). Na sexta-feira (31), o nível era de 12,4%. A 1ª começou a ser utilizada em 16 de maio. Já a 2ª foi incorporada ao índice de medição em 24 de outubro. O volume total dessa segunda cota é de 105 bilhões de litros.

Regras para o novo bônus
Os imóveis que reduzirem em 10% ou 15% terão desconto de 10% na conta. Aqueles que diminuírem o gasto entre 15% ou 20% receberão bônus 20%. O cálculo é feito em relação à média de consumo entre fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. Desde fevereiro, os clientes que economizam 20% ou mais recebem desconto de 30% na conta de água. A ampliação do bônus faz parte das ações adotadas pelo governo para amenizar os reflexos da crise hídrica no estado.

O balanço mais recente aponta que 49% dos clientes da Sabesp tiveram o bônus porque reduziram em pelo menos 20% seu consumo. Outros 26% economizaram, mas não receberam a bonificação. Ainda de acordo com a companhia, 25% gastaram mais água do que a média.

Cidades beneficiadas com o bônus:
- Região Metropolitana de SP: São Paulo, Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mogi das Cruzes (bairros da divisa), Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista

- Região Metropolitana de Campinas e região bragantina: Bragança Paulista, Hortolândia, Itatiba, Joanópolis, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Paulínia, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir