Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-11-2014

Vazão das Cataratas do Iguaçu chega a um terço do volume nor
Neste sábado (1º), vazão de 529 mil litros por segundo foi registrada às 9h. No início da semana, atrativo já havia registrado baixos índices de vazão.
Vazão das Cataratas do Iguaçu chega a um terço do volume nor
Foto: g1.globo.com

As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, voltaram a apresentar baixa vazão na manhã deste sábado (1º). Segundo o monitoramento hidrológico do Rio Paraná, feito pela Companhia Elétrica do Paraná (Copel), a vazão chegou a 529 mil litros por segundo por volta das 9h – o equivalente a um terço da média normal de vazão, de 1,5 milhão de litros por segundo.

No início da semana, as Cataratas já haviam apresentado baixa vazão durante a semana. Na segunda-feira (27), o atrativo teve vazão de 240 mil de litros de água por segundo – 20% do normal. Na terça, o desempenho se repetiu, com a menor vazão registrada no ano – 206 mil litros por segundo.

Segundo a direção do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), o volume do atrativo depende das cinco hidrelétricas ao logo do curso do rio, que aos fins de semana, represam água para recompor o reservatório. "É uma alteração, uma coisa que acontece artificialmente. E quando acontece afeta toda a fauna, organismos que dependem desse rio. Muitas espécies usam as margens, as bordas para se reproduzir e colocar os ovos", conta o chefe de manejo do PNI, Apolônio Rodrigues.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir