Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-11-2014

HU da UFJF promove mutirão para prevenção do câncer de próst
Campanha "Novembro Azul" tem exames e palestras no sábado (8). Câncer de próstata é o tipo de tumor mais frequente em homens.
HU da UFJF promove mutirão para prevenção do câncer de próst
Foto: g1.globo.com

A campanha "Novembro Azul", que marca a luta contra o câncer de próstata, começa neste sábado (1º). Dentro da programação, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) promove um mutirão para exames e palestras no próximo sábado (8), além de agendamentos ao longo do mês.

O "Novembro Azul" é voltado para os homens e busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, assim como já acontece com o "Outubro Rosa", voltado para as mulheres. O câncer de próstata é o tipo de tumor mais frequente em homens, representando quatro em cada dez casos da doença na população masculina brasileira, conforme informou a assessoria do HU.

Haverá palestras sobre a importância dos exames de próstata, além de disponibilização dos exames de PSA, a serem feitos antes da consulta. As ações serão realizadas na unidade do Bairro Dom Bosco, das 7h às 12h. Os interessados podem fazer o agendamento e consultar as orientações para os exames através do telefone (32) 4009-5350.

Segundo a assessoria do HU, o exame mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Se o resultado mostrar que está acima do normal, isso significa alteração na glândula e o médico recomendará outros exames para determinar a melhor forma de tratamento.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir