Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 03-11-2014

Fukushima: por quem os sinos dobram?

Fukushima: por quem os sinos dobram?
Foto: itc.etc.br


Todos n�s temos acompanhado o desenrolar da chamada "crise nuclear de Fukushima", decorrente do terremoto que atingiu o Jap�o h� uns tr�s anos - afinal, em uma express�o, teme-se que muitas pessoas possam vir a "morrer de energia nuclear".

Por conta deste temor agitou-se larga parcela da humanidade - da Alemanha aos Estados Unidos, da Fran�a ao Brasil, crescem em n�mero e intensidade os protestos contra este m�todo de produ��o de energia. Eis a� um debate importante: afinal, realmente morre muita gente pelo mundo afora por conta dos processos de gera��o de energia.

Come�o pelo carv�o. Como "morre gente de carv�o" neste planeta! Para que se tenha uma ideia, a cada Terawatt/hora de energia produzido pelo uso do carv�o, morrem 161 pessoas. Seja por conta da polui��o, seja no momento da extra��o, eis a� uma perigosa fonte de gera��o de energia. Curiosamente, no entanto, n�o me recordo de nenhuma manifesta��o ampla e veemente contra o uso do carv�o - que atualmente responde por 50% da gera��o de eletricidade no mundo.

Morre-se muito tamb�m de petr�leo. A cada TWh de energia produzido, 36 seres humanos perecem. Apesar disso, seguimos firmes no uso desta fonte de energia, que responde por 36% do que geramos. Interessante, mas tamb�m n�o me lembro de grandes campanhas contra o uso do petr�leo - muito pelo contr�rio, assistimos passivamente massacres os mais cru�is serem feitos por conta dele.

H� tamb�m as mortes por conta do g�s natural, que responde por 21% da energia consumida pela humanidade. A cada TWh produzido, quatro semelhantes nossos perdem a vida. Interessante: tamb�m aqui n�o me lembro de passeatas ou campanhas de protesto, do tipo "abaixo o g�s".

E que dizer das mortes por conta da energia solar? Acredite: a cada TWh gerado por aqueles pain�is solares instalados nos telhados das casas corresponde uma mortalidade de 0,44. Tradu��o: muitos trabalhadores morrem por conta desta aparentemente inofensiva forma de gera��o de energia. Novamente, nunca soube de algum protesto contra o seu uso.

A humanidade tamb�m perde muitos filhos por conta da energia hidrel�trica. Exemplifico com os 230 mil mortos na China, em 1975, por conta de falhas nos reservat�rios. S� para fins de compara��o, o sempre lembrado acidente de Chernobyl fez 9 mil v�timas. Estatisticamente, para cada TWh gerado em usinas hidrel�tricas, o �ndice de mortalidade chega a 1,4. � digno de nota que, igualmente, n�o tenho not�cia de grandes campanhas contra o uso deste m�todo de gera��o de energia - e muito pelo contr�rio!

N�o nos esque�amos do vento. Sim, o uso da chamada "energia e�lica" tamb�m mata. Neste caso, a mortalidade � de 0,15 a cada TWh gerado. N�o h� aqui, tamb�m, registro de grandes protestos contra o uso deste sistema - em sentido oposto, sempre estimulado.

Resumindo: por conta do uso de todos estes m�todos, convivemos pacificamente com uma mortalidade entre 0,15 e 161 por TWh gerado. L� est�o morrendo, longe das nossas vistas, trabalhadores e pessoas quase sempre pobres, a fim de que n�o fiquemos sem energia.

Enquanto isso, o �ndice de mortalidade por conta do uso da energia nuclear � de apenas 0,04 por TWh. Quanto a esta, no entanto, agita-se ferozmente a consci�ncia mundial. Eis a� algo intrigante! Seria porque usinas nucleares podem matar gente como a gente?

Fonte:
 
Por:  Pedro Valls Feu Rosa    |      Imprimir