Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-11-2014

Estátua de Brigitte Bardot em Búzios, é pichada
Escultura, que completa 15 anos em novembro, terá primeira restauração. Obra já foi alvo de outras depredações: foi arrastada e teve nariz quebrado.
Estátua de Brigitte Bardot em Búzios, é pichada
Foto: g1.globo.com

No mês em que completa 15 anos, a estátua da atriz francesa Brigitte Anne-Marie Bardot, ícone turístico de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, foi alvo de vandalismo e apareceu pichada na terça-feira (4). A imagem continua no local nesta quarta (5) chamando a atenção de quem passa pelo balneário.

O desrespeito acontece também no ano em que a cidade comemorou os 50 anos da única visita de Brigitte Bardot a Búzios. A imagem, que fica na Orla Bardot, na região central, foi esculpida em bronze e pesa o equivalente a 160 Kg. Turistas e moradores ficaram indignados quando perceberam quatro pichações vermelhas em diferentes partes da escultura, que foi criada por Christina Motta em 1999.

"As pessoas não têm nenhum respeito por nada que é público e não é a primeira vez que acontece. É lamentável essa falta de respeito com a arte. Vamos tentar retirar essas pichações no próximo fim de semana e, em dezembro ou janeiro, a estátua será substituída por uma replíca para que possamos restaurar a original, que deve permanecer por 40 dias passando pela restauração.", disse a escultora.

Estátua já foi arrancada por carro

Ainda de acordo com a escultora, logo depois de ser criado, o monumeto sofreu o primeiro ato de vandalismo, quando foi colocada uma bomba no colo da estátua, danificando parte da escultura. Anos depois, quebraram o nariz dela com pedaços de paralelepípedo. Em 2005, um grupo de estudantes amarrou a obra com uma corrente e a arrancou do local com uso de um carro.

50 anos da visita de Brigitte

O grande símbolo sexual dos anos 1950 e 60 desembarcou pela primeira vez no balneário em 13 de janeiro de 1964, tornando o balneário fluminense conhecido internacionalmente. Moradores contam que durante quatro meses, Brigitte Bardot passeou pelo local e viveu como se fosse uma nativa buziana.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir