Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-11-2014

Operação combate "associação" de quadrilhas em 14 cidades
Grupos são especializados em furtos e roubos de veículos no estado. Suspeitos também realizavam sequestros, clonagem e desmanche.
Operação combate
Foto: g1.globo.com

Agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagraram na manhã desta sexta-feira (7) uma operação para desarticular quadrilhas especializadas em sequestros, furtos, roubos, clonagem e desmanche de veículos na Região Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Sinos e Vale do Caí. Desde as primeiras horas da manhã estão sendo cumpridos 53 mandados de prisão e 65 de busca e apreensão.

Até o momento, 31 pessoas foram presas somente nesta sexta-feira (7). Outras 21 foram detidas durante das investigações, totalizando 52 suspeitos.

Ao menos 15 grupos criminosos que se associavam para realizar este tipo de crime foram identificadas em 14 cidades, segundo a polícia. Entre elas São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão, Sapucaia do Sul, Esteio, Triunfo, Vacaria, Montenegro e Porto Alegre. Os grupos também extorquiam os proprietários para o resgate dos veículos roubados. As quadrilhas pegavam o dinheiro e não cumpriam o acordo.

Cerca de 300 policiais participam da Operação Predador. Durante os cinco meses de investigações, 22 carros foram recuperados pela polícia. Pelo 300 veículos teriam sido vendidos pelas quadrilhas.

As investigações também localizaram um "cemitério de veículos" na Estrada Morro de Paula, em São Leopoldo, onde eram desovados depois de serem depenados.

"Cada quadrilha tinha uma função nessa associação criminosa, num ritmo ‘industrial’. Umas roubavam, outras clonavam e algumas delas se encarregavam de desmanchar ou desovar os carros, quando os veículos eram usados em outros crimes, com assaltos", explica o delegado Mário Souza, da 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir