Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-11-2014

Empresário se inspira em filha e irmã aprovadas e fará Enem
Mário Barreto precisou interromper os estudos por trabalhar desde cedo. Dono de produtora, ele vai tentar diploma que ainda não conseguiu.
Empresário se inspira em filha e irmã aprovadas e fará Enem
Foto: g1.globo.com

Aos 50 anos, Mário Barreto é dono de uma produtora de computação gráfica. Bem sucedido em um mercado onde o diploma é um mero detalhe, ele poderia abrir mão do canudo. Mas, há pouco, viu a filha Júlia, de 18 anos, passar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a irmã, três anos mais nova que ele, ser aprovada no mesmo exame. O sonho antigo de concluir uma faculdade voltou a lhe perturbar. Mário decidiu fazer o Enem, que será neste sábado (8) e domingo (9).

Iniciado no mercado de trabalho aos 15 anos, já tinha grandes responsabilidades no emprego quando, aos 20, os amigos começaram o ensino superior. Inscreveu-se duas vezes em um curso de comunicação: na primeira vez nem começou a cursar; na outra, parou no segundo período. "O trabalho era prioridade, não consegui me manter estudando. Era puxado, e hoje me arrependo muito", relembra.

As aprovações na família, porém, entusiasmaram o produtor. "Este ano me animei porque a minha irmã, depois de formada, com mestrado e tudo, começou a fazer uma faculdade. A Júlia, minha filha, foi muito bem sucedida. Passou na primeira tentativa, em terceiro lugar. Pensei: quero este sucesso para mim também", conta ele.

Atualmente, a filha Júlia cursa psicologia na UFRJ. A irmã, Maria Inês, trocou a Química pelo Direito. Para passar no Enem, ele aposta em usar o material que Júlia utilizou e — quem sabe — contar com uma forcinha da irmã para as matérias exatas, que "têm mais decoreba".

"Minha filha manda material de vez em quando, as apostilas e tudo. Estou animado. Tem algumas matérias que nunca fui muito bom, mas tenho o plano de dar uma boa estudada e garantir naquilo que tenho uma boa base, como História, Redação e Inglês", conta Mário.

O curso universitário ainda não está definido. Vai depender da nota. "Estou em dúvida entre história e filosofia, vou ver a pontuação que vou conseguir", conclui.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir