Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 08-11-2014

Indígena de MS faz Enem "pelo futuro da aldeia" e não quer
Sonho da moradora da Aldeia Buriti é ser professora e dar aulas para o filho. Ela tentará vaga em universidade particular pelo ProUni para pedagogia.
Indígena de MS faz Enem
Foto: g1.globo.com

Ansiedade e preparo são duas palavras que definem Mayara Rosa, de 19 anos, indígena da etnia Terena que sonha em contribuir para a educação da aldeia Buriti, onde vive, localizada em Dois Irmãos do Buriti, a 98 km de Campo Grande. A jovem é uma das 162,8 mil pessoas que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso do Sul neste sábado (8) e domingo (9).

Contrária ao sistema de cotas, a estudante usará a nota para tentar uma vaga de em uma universidade particular de Campo Grande pelo ProUni para o curso de pedagogia de igual para igual com outros candidatos. "Quero fazer como qualquer outra pessoa", afirmou a jovem.
Um dos maiores objetivos de Mayara, segundo ela, é poder dar aula para o filho, que atualmente tem 10 meses. "Eu tenho um bebê, um menininho, e creio que eu vá dar aula para ele um dia. Eu vou estudar muito para poder dar uma vida boa para ele", ressaltou.
O carinho que a indígena tem por crianças é outro motivo para a escolha da profissão. "Eu gosto de trabalhar com crianças. Pretendo fazer o melhor pelo futuro da aldeia. Desde quando comecei a estudar no ensino médio, já me alertavam sobre o que eu deveria fazer e eu sempre falei que queria ensinar".

Essencial em sua vida estudantil, a jovem disse que a família foi o maior incentivo. "Sempre me incentivaram nos estudos e nos sonhos".
Visando o futuro, a jovem sabe que não será uma jornada fácil, principalmente por ter de deixar a família para viajar todos os dias para fazer a faculdade.
"Na aldeia tem um ônibus que carrega os acadêmicos e assim fica mais fácil, eles nos levam para estudar. Levam e trazem todos dias".
A terena garante que está muito ansiosa com relação ao exame. "Essa é minha primeira prova para um vestibular, estudei muito para ficar preparada. Se Deus quiser, vai dar tudo certo".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir