Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

Após maratona do Enem, estudantes deixam locais de provas em
Foram dois dias seguidos de provas objetivas e produção de redação. Maioria dos concorrentes achou questões fáceis e saiu confiante.
Após maratona do Enem, estudantes deixam locais de provas em
Foto: g1.globo.com

Após dois dias seguidos e 10 horas de provas, finalmente terminou a maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes que deixavam locais de prova no fim da tarde deste domingo (9), em Maceió, demonstravam confiança nas respostas às questões apresentadas no exame.

No sábado (8), os estudantes tiveram 4h30 para responder as 90 questões objetivas divididas entre as provas de ciências humanas e ciências da natureza. O dia seguinte teve um pouco mais tempo de duração, 5h30 para responder a 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, outras 45 questões de matemática e mais a prova de redação.

A estudante Caroline de Oliveira Nascimento, de 20 anos, ficou bastante surpresa quando viu sobre o quê precisaria escrever. "Pensei que ia cair a crise hídrica ou maioridade penal, mas foi completamente diferente", lamenta.

Caroline já cursa nutrição na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mas prestou Enem novamente para tentar alcançar o sonho de entrar no curso de medicina. "Será a minha última tentativa porquê tem três anos que tento. Não faço cursinho e, por isso, me programei com um calendário próprio de estudos. Espero conseguir a vaga", afirma.

Outra estudante que já faz um curso de nível superior, mas quer tentar uma vaga na Ufal é a adolescente Caroline Simões Gonçalves, de 17 anos. Ela cursa engenharia civil em uma faculdade particular e prestou exame para ingressar em matemática.

"Sempre gostei muito de cálculo e a minha vontade sempre foi fazer matemática. Já até larguei uma vez o curso de engenharia de produção no primeiro período antes de cursar a [engenharia] civil. É difícil escolher meu futuro com 16 anos", avalia.

Na comparação com os dois dias de prova, Caroline Gonçalves conta que apesar das questões fáceis no primeiro dia, como ela mesma classificou, as provas desta tarde foram melhores.

"Ontem foi bem leve e não ahcei nada difícil. Porém, preferi o segundo dia porque respondi as questões que eu queria, que era matemática, mas achei vago o tema da redação, porque há inúmeros produtos e várias formas de abordar isso", diz ao fazer referência ao tema da redação deste ano, "Publicidade infantil em questão no Brasil".

Personagens do Enem
Mesmo levando o Enem a sério, pai e filho não conseguiram passar despercebidos. Além de fazer o exame na mesma sala de aula, Abeilton Ângelo da Silva, de 50 anos, e Abeilton Ângelo da Silva Junior, 18, foram às provas vestindo camisetas bastante parecidas, nas cores verde e amarela. Eles garantem que, apesar do mesmo nome e local de prova, a roupa igual não foi proposital.

"Foi coincidência, nada para dar sorte ou coisa do tipo. Nós nos aprontamos para vir fazer a prova e quando saímos de casa, vimos que estávamos usando roupas iguais", diz Silva pai ao ressaltar que já é administrador empresarial, mas decidiu fazer o Enem para cursar contabilidade.

Tal como o pai, Silva Junior conta que também adorou o tema da redação e achou as provas fáceis. Ele cursa engenharia civil em uma faculdade particular, mas prestou Enem para tentar uma vaga no mesmo curso, mas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

"O tema [da redação] é bem atual. Inclusive, abordaram nos vestibulares de outras faculdades em abril deste ano. Gostei", avalia.

Antes do início das provas, os ambulantes eram vistos aos montes garantindo uma renda a mais com venda de salgados, água e canetas. Em frente a uma universidade particular no bairro de Cruz das Almas, Laelson Alves de Oliveira era um deles. O ambulante conquistou clientes vendendo "empadas milagrosas".

Devoto de Padre Cícero, sacerdote católico que viveu e morreu no Ceará, Oliveira garante que os produtos que vende têm a bênção do religioso. "Este pratinho com cinco empadas está na promoção por R$ 2. Comeu, passou. Foi o Padre Cícero quem abençoou a comida", afirma.

Atrasados
Mas nem todos, porém, tiveram uma "ajudinha milagrosa" nos dias de provas. A estudante Andressa Maria da Silva Santos, de 19 anos, até conseguiu entrar na escola, mas foi retirada em seguida porque esqueceu de levar o RG. Ela fazia o Enem pela primeira vez e tentava uma vaga no curso de direito na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

"Meu cartão de inscrição está aqui, mas esqueci meus documentos em casa. Estou muito triste porque estudei muito, inclusive para a redação. Ontem tive problemas na prova porque não marquei todo o cartão de resposta, daí hoje acontece isso. Cheguei cedo, só que não dava mais tempo de voltar para a casa", lamenta a estudante.

No primeiro dia, uma outra estudante também perdeu a prova, mas por outro motivo. A estudante Brena Karla Raimundo Carlos de Albuquerque, de 18 anos, confundiu o horário local com o horário de verão. Ela achou que o fechamento dos portões em Alagoas seria às 13h, como em Brasília, mas o estado não aderiu ao horário de verão e os portões foram fechados ao meio-dia.

"Ano passado eu fiz essa prova, só que eu cheguei ao meio-dia e, realmente, fechou a uma hora da tarde. Pensei que dessa vez ia ser do mesmo jeito. Tiveram umas pessoas que me falaram que esse ano seria às 11h [a abertura dos portões], mas achei que era meio-dia. Quando eu cheguei aqui, soube que foi às 11h mesmo e fecharam ao meio-dia [os portões]", lamentou.

Recorde de inscritos
Este ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 147.811 estudantes se inscreveram para fazer as provas do Enem, um aumento de 20,79% em relação a 2013. O estado contou com 356 locais de prova, sendo 124 na capital, Maceió.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir