Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

"Dá uma relax", diz Maurício de Sousa sobre tirinha de Cebol
Prova realizada neste sábado também teve trecho de "O Pequeno Príncipe". Exame nacional continua neste domingo (9).

Foto: g1.globo.com

O cartunista Maurício de Sousa disse que a utilização de uma tirinha do personagem Cebolinha na prova deste sábado (8) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) "dá uma relax" nos candidatos. O exame começou neste sábado (8) com a prova de ciências humanas e natureza e vai continuar no domingo com questões de português, matemática e com redação.

"Acho altamente positivo [usar tirinhas nas provas] . Dá uma relax, um relaxamento mental na garotada no momento em que os alunos estão estressados. Veem o amiguinho de infância participando de um momento difícil da vida deles", disse Sousa.

A questão com a tirinha de Cebolinha abordou conhecimento sobre aceleração em física. Depois de apresentar uma tirinha de 2006, o candidado deveria responder sobre o vetor aceleração tangencial do coelhinho de Mônica até atingir Cebolinha.

O cartunista diz que é comum ver tirinhas de seus personagens em provas e atividades de diversos temas, como química, física e comportamento social. "Nós fazemos às vezes de propósito para circular em escolas e meios acadêmicos. De vez em quando, pego livro de física, vejo alguns elementos e chamo os roteiristas para eles se inspirarem para fazer alguma graça. Eu gosto muito. É gracioso e deixa a prova mais leve", diz.

Questionado pelo G1 sobre a resposta da questão com a tirinha, porém, o cartunista escolheu uma opção diferente da apontada por professores do Cursinho da Poli. Ao enunciado "Desprezando a existência de forças dissipativas, o vetor aceleração tangencial do coelhinho, no terceiro quadrinha, é", Sousa escolheu a resposta "paralelo à sua velocidade linear e no mesmo sentindo", afirmando que o coelhinho "vai circulando por igual". Já os professores apontaram a resposta "nulo". "Nada impediu [que ele circulasse], ele foi em frente e fez a curva completa", se resignou o cartunista. E ainda brincou com a "coelhada" que Cebolinha recebe no final: "a tirinha pode estar certa, mas é dolorida".

"O Pequeno Príncipe" e mais
A prova deste sábado também utilizou um trecho de "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupery. O trecho foi o seguinte: "Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr-do-sol." O candidato tinha de responder qual característica física da Terra é citada nesse parágrafo.

A prova não abordou a crise hídrica e o problema de falta de água no Sudeste diretamente, mas, ainda em ciências da natureza, havia uma questão com um gráfico presente no manual de instrução de uma ducha, que relacionava a vazão da água com a pressão. O candidato teve de calcular o gasto mensal de água de uma família com banho.

Na parte de ciências humanas, o exame deste ano trouxe um pergunta sobre um protesto ocorrido em 1879, na época de D. Pedro II, contra um aumento de 20 réis dna passagem dos bondes. Os candidatos tinham de responder sobre o significado da repressão àquela manifestação.

Apareceu também neste primeiro dia uma questão que exigia que o candidato respondesse qual a função da Comissão da Verdade, instituída em 2012 com a finalidade de apurar graves violações de direitos humanos. A prova também trouxe a música de 1960 "Sina do Caboclo", de João do Vale, que fala sobre a insatisfação do trabalhador rural.

Entre as questões de ciências da natureza havia uma pergunta sobre as sacolas plásticas distribuídas em supermercados. O candidato deveria responder sobre o novo tipo de plástico ecológico que substitui as sacolas de polietileno. Outra pergunta era sobre fotografias em cores tiradas em ambientes iluminados com lâmpadas fluorescentes. Era preciso responder qual é a cor do filtro deveria ser utulizado pelo fotógrafo para evitar que objetos mais claros parecessem verdes na fotografia.

Uma questão sobre filosofia apresentava o detalhe da obra "Escola de Atenas", do artista Rafael Sanzio (1483 - 1520). Na pergunta, a prova questionava o significado do gesto de Platão, que é reproduzido na imagem apontando o indicador para cima.

Outra pergunta citava o queijo minas, classificado como patrimônio cultural brasileiro. Entre as alternativas, o candidato deveria escolher o bem que compõe o patrimônio nacional e pertence à mesma categoria do queijo minas. As opções eram o mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, o ofício das paneleiras em Goiabeiras (ES), o conjunto arquitetônico e urbanístico de Ouro Preto (MG), o sítio arqueológico e paisagístico de Ilha Do Campeche (SC) e a obra "Tiradentes Esquartejado", de Pedro Américo.

Além dos quadrinhos do personagem Cebolinha, a prova também trouxe uma tirinha de Miguel Paiva, publicada em 1988. A imagem traz um homem lendo a Constituição, promulgada naquele ano, dizendo que "todo brasileiro tem direito à moradia". No desenho, outra personagem responde: "agora lê aquele pedaço bonito que fala de comida, saúde...". A questão pedia para o candidato identificar a crítica. Havia também uma questão com uma charge de 1910 sobre a implantação da rede telefônica no Brasil.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir