Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

Estudantes de Uberlândia e Uberaba enfrentam correria no 1º
Milhares de pessoas fizeram prova neste sábado (8) no Triângulo Mineiro. Foram noventa questões objetivas; domingo tem segunda parte do exame.
Estudantes de Uberlândia e Uberaba enfrentam correria no 1º
Foto: g1.globo.com

Quase um milhão de estudantes em Minas Gerais se inscreveram para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Uberlândia e Uberaba, milhares de estudantes enfrentaram correria nos minutos que antecederam as provas deste sábado (8).

Neste primeiro dia foram 90 questões objetivas de ciências humanas, que incluem geografia, história, ciências da natureza, questões de física, química e biologia. O tempo médio foi de três minutos para responder cada pergunta. Já para o domingo (9), além da redação, estão previstas provas de português, língua estrangeira e matemática. Os estudantes terão uma hora a mais para terminar o exame (18h30).

Em Uberlândia mais de 40 mil candidatos se inscreveram para o exame. O trânsito ficou movimentado próximo a uma das faculdades onde candidatos fizeram as provas.

Esta é a segunda vez que a estudante Camila Ferreira faz o Enem. No ano passado foi só treino, mas agora ela afirmou ser para valer. Ela contou que foram meses se preparando, pois sabe que o exame é a porta de entrada para quem pretende estudar numa universidade pública.

A estudante disse que quer tentar contabilidade na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ou onde conseguir pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Assim como Camila Ferreira, o estudante Rogério Medeiros de Lima também se preparou para o exame e sonha em estudar medicina veterinária. Aos 40 anos ele afirmou que o curso é um ideal que tem na vida e uma reafirmação do gosto pelos animais.

Já a massoterapeuta Luzinete dos Santos terá que deixar o sonho da faculdade para o próximo ano, pois quando chegou ao local da prova os portões já estavam fechados.

Uberaba
Em Uberaba o primeiro dia do Enem foi de ansiedade, corre-corre e atrasos. Houve congestionamento na região Central da cidade e perto de um dos locais de prova a fila de carros dobrou quarteirões.

Os portões abriram às 12h e junto à movimentação intensa ouvia-se palavras de apoio como "boa sorte" ou percebia um abraço apertado e nada tímido de quem foi acompanhar os candidatos.

O significado do exame varia de estudante para estudante. Para Raquel Alvarenga passar na faculdade é um sonho, para Poliana Cristina Nogueira é uma forma de conseguir bolsa e Raquel Valente como método de ingressar na medicina na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A importância do teste também deixou muita gente apreensiva. A estudante Rafaela Maluf confessou que a perna ficou bamba antes de entrar para fazer a prova. Já Pedro Afonso apostou na hidratação e em guloseimas para distrair. A escolha foi batata, cookies e dois litros de água.

Assim como em Uberlândia, teve correria nos últimos minutos antes dos portões fechar, ou seja 13h. Paulo Passos chegou de táxi dois minutos depois e não conseguiu entrar. Ele teve que se contentar e o jeito é esperar o ano que vem para fazer a prova.

Quem conseguiu entrar ficou pelo menos duas horas fazendo o teste. Às 15 horas os primeiros candidatos começaram a sair, mas sem o caderno de questões. Quem quis levar o documento para casa teve que esperar até as 17 horas. A prova durou até 17h30.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir