Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

Com nomes e roupas iguais, pai e filho saem do Enem confiant
Abeilton A. da Silva e Abeilton A. da Silva Jr. fizeram prova na mesma sala. Eles contam que acharam tema da redação "fácil e bastante atual".
Com nomes e roupas iguais, pai e filho saem do Enem confiant
Foto: g1.globo.com

Vestindo camisetas nas cores verde e amarela, pai e filho que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na mesma sala de aula saíram confiantes após o último dia de exame na tarde deste domingo (9). Abeilton Ângelo da Silva, de 50 anos, e Abeilton Ângelo da Silva Junior, 18, garantem que, apesar do mesmo nome, a roupa igual foi pura coincidência.

"Foi coincidência, nada para dar sorte ou coisa do tipo. Nós nos aprontamos para vir fazer a prova e quando saímos de casa, vimos que estávamos usando roupas iguais", diz Silva pai ao ressaltar que já é administrador empresarial, mas decidiu fazer o Enem para cursar contabilidade.

"Achei a prova fácil. Apesar de estar há sete anos fora da sala de aula, não tive muita dificuldade em responder às questões. Sou administrador empresarial, mas dessa vez vou tentar contabilidade", diz Silva, confiante.

Tal como o pai, Silva Junior conta que também adorou o tema da redação e achou as provas fáceis. Ele cursa engenharia civil em uma faculdade particular, mas prestou Enem para tentar uma vaga no mesmo curso, mas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

"O tema [da redação] é bem atual. Inclusive, abordaram nos vestibulares de outras faculdades em abril deste ano. Gostei", avalia.

Mas nem todos os concorrentes tiveram a mesma avaliação do tema da redação no Enem. A estudante Caroline de Oliveira Nascimento, de 20 anos, ficou bastante surpresa quando viu sobre o quê precisaria escrever. "Pensei que ia cair a crise hídrica ou maioridade penal, mas foi completamente diferente", lamenta.

Caroline já cursa nutrição na Ufal, mas prestou Enem novamente para tentar alcançar o sonho de entrar no curso de medicina. "Será a minha última tentativa porquê tem três anos que tento. Não faço cursinho e, por isso, me programei com um calendário próprio de estudos. Espero conseguir a vaga", afirma.

Raio-x do Enem em Alagoas
As provas foram divididas em dois dias, sábado (8) e domingo (9), em todo o Brasil. Em Alagoas, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 147.811 estudantes se inscreveram para fazer as provas neste ano, um aumento de 20,79% em relação a 2013.

O estado tem 356 locais de prova, sendo 124 na capital, Maceió. Nos dois dias de exame, os portões abriram às 11h e fecham ao meio-dia, pela hora local (13h de Brasília), mas o tempo de duração das provas foi diferente, com uma hora mais neste domingo.

No sábado, os estudantes tiveram 4h30 para responder a 90 questões objetivas divididas entre as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Já no dia seguinte, foram 5h30 para responder a 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, outras 45 questões de matemática e mais a prova de redação.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir