Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

Aluno com Down que prestou Enem diz que se precisar, fará pr
Estudante prestou os dois dias de prova em uma sala separada. Para mãe, o mais importante foi mostrar que é possível quebrar barreiras.
Aluno com Down que prestou Enem diz que se precisar, fará pr
Foto: g1.globo.com

Depois de quatro horas e meia de prova,o estudante Renan Henrique Codogno, de 18 anos, que tem Síndrome de Down e prestou o Enem neste fim de semana em São José do Rio Preto (SP), saiu da sala onde fez o exame com o sentimento de dever cumprido. "Foi um fim de semana diferente para mim. Se precisar, vou fazer a prova o ano que vem", afirma o estudante.

Renan terminou recentemente o Ensino Médio e faz há dois meses um curso técnico na área de meio ambiente. Segundo a mãe de Renan, a psicopedagoga Sandra Maria Ferreira Codogno, a intenção da família era conseguir uma faculdade para ele nesta área. "Gostaríamos que ele fizesse a faculdade nesta área que ele gosta, mas em Rio Preto é difícil encontrar e não queremos deixá-lo ir para outra cidade", afirma a mãe.

O estudante prestou os dois dias de prova em uma sala separada de outros alunos. Ele teve acompanhamento de mediadores durante toda a prova até a saída da faculdade onde foi realizado o Enem. A sala separada era para não atrapalhar os outros alunos, caso a mediadora precisasse ler alguma questão para ele.

Para a mãe de Renan, o mais importante não é a nota que ele irá tirar no Enem, e sim o esforço dele de prestar a prova. Para o estudante foram mais de oito horas de prova nos dois dias. "O objetivo maior foi mostrar que é possível quebrar esta barreira. A escola o preparou, assim como os outros alunos, durante o ano inteiro para o Enem, e não seria justo ele não fazer a prova. O Renan é a prova de que qualquer um pode se superar", afirma a mãe.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir