Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

Jovem do Rio que se atrasou no 1º dia do Enem diz ter feito
Amanda Alli estranhou o tema da redação, mas diz ter ido bem. Ela promete chegar cedo para a próxima prova.
Jovem do Rio que se atrasou no 1º dia do Enem diz ter feito
Foto: g1.globo.com

A jovem Amanda Alli, de 19 anos, que perdeu o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no sábado (8), saiu animada do segundo dia de provas, apesar de estranhar o tema da redação.

"Achei o tema da redação "nada a ver" — ninguém esperava esse tema. Acho que fui bem. Na redação e português fui muito bem, mas em matemática nem tanto", afirmou.

A candidata, que já tinha prometido "tirar um notão" no exame deste domingo, prometeu chegar cedo na próxima prova que tem marcada, a de uma faculdade particular. "Domingo eu tenho prova de uma faculdade particular e vou sair bem cedo de casa. Vou tentar conseguir uma bolsa. Estou confiante", garante.

Promessa de "notão"
Amanda chegou motivada neste domingo (9) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde fará a prova. Confiante em boas notas em português e redação, ela disse que "vai tirar um notão" nas matérias para compensar a ausência de sábado e disse ainda que, se for bem, "ainda tenho chances".

A estudante de 19 anos chegou acompanhada da mãe e do irmão por volta de 11h45. "Ontem foi uma loucura, o pior dia da minha vida, mas minha família me apoiou. Amigos que não falavam comigo há um tempão me deram apoio. Estou tranquila", resumiu ela, antes de, enfim, cruzar os portões da Uerj.

Mais cedo, o G1 falou com a família da jovem. A tia Valéria Neves garantiu que, desta vez, todos iam se programar para que ela chegasse a tempo.

Futura jornalista esportiva
"Antenada em esportes", conforme a descrição da família, Amanda é apaixonada por futebol. Acompanha até o futebol americano e conhece os astros da milionária liga americana. Para tentar cursar Jornalismo Esportivo em alguma faculdade pública, ela convenceu diretores do Sesc a fazer um pré-vestibular voltado para moradores da Cidade de Deus e da Gardênia Azul, mesmo morando longe dali. "A família apóia muito, mas não dispõe de recursos financeiros", resumiu Valéria.

Para entrar no mercado de trabalho já um passo à frente dos concorrentes, Amanda viu tudo das Eliminatórias da Copa e, se tivesse participado de um bolão, teria acertado em cheio. "Ela chegou a prever que a Alemanha ia ganhar a Copa. Nós falamos: "Mas como? Copa no Brasil, o país todo mobilizado". E ela respondeu: por causa disso, disso e disso. Ela acompanhou toda a campanha da Alemanha. Só não previu o 7 a 1", relembra Valéria.

Bolsa de estudos
Sensibilizado pelo drama vivido pela jovem que perdeu a prova, o professor de um cursinho que estava no local ofereceu uma bolsa de estudos para Amanda. De acordo com Álvaro Barreto, a estudante que quer se formar em jornalismo, poderá se preparar para o Enem de 2015 na unidade de um tradicional curso preparatório no Méier.

"Ela fazia cursinho à noite, outro dia quase foi assaltada enquanto voltava para casa. Lutamos com dificuldade para que ela conseguisse entrar na faculdade. Essa notícia da bolsa [oferecida pelo professor] é boa. Mas o que aconteceu hoje foi uma pena", afirmou a tia de Amanda.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir