Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

"Inscrevi a família inteira", diz mãe que fez Enem com os tr
Andrea Almeida fez exame junto com a filha mais nova em Porto Alegre. Trio de jovens deseja cursar artes plásticas, e mãe quer gastronomia.

Foto: g1.globo.com

Andrea Almeida, de 42 anos, foi a responsável por tornar o Enem o principal assunto em sua casa neste ano. Ao se inscrever para prestar o exame pela segunda vez, ela convenceu seus três filhos a também participarem. Curiosamente, o trio escolheu artes plásticas como curso.

A família de Porto Alegre começou a estudar há cerca de quatro meses. Falavam sobre o tema em almoços, jantares e estudavam juntos. Andrea, que é digitadora de pesquisas, sonha em fazer gastronomia. Ela prestou a prova na PUCRS, junto à filha mais nova, Caroline, de 16 anos.

A menor de idade topou realizar o Enem para testar conhecimentos e se preparar para quando concluir o ensino médio. Os outros dois concorrentes da casa, Bruno, de 25 anos, e Leonardo, de 18, acabaram fazendo a prova em outro local.

"A gente estudou junto, foi muito legal. Inscrevi a família inteira. Ontem, quando chegamos em casa, demos muita risada. Eles estavam cansados, e eu falei que pensar cansa mesmo", conta a mãe, entre risos.

"Não foi assunto só em casa. No meu colégio também, todo mundo falava comigo sobre isso. Eu adoro desenhar, então quero artes plásticas mesmo. Mas, por enquanto, nem posso cursar, né", completa Caroline.

Andrea saiu após as 18h da sala da aula e pode levar a prova consigo. Ela elogiou o tema da redação, sobre publicidade infantil. "Eu achei legal. Não foi difícil. É um tema muito abordado. Acho que a criança nunca é consumista sozinha. Se é, isso acontece também por causa dos pais", avalia.

Neste domingo (9), os candidatos tiveram 5h30 para responder às questões de linguagens e códigos, matemática e elaborar uma redação. No sábado (8), os candidatos tiveram 4h30 para responder às questões de ciências humanas e ciências da natureza.

Mais de 470 mil estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Sul, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Em todo o país, a prova teve recorde 8.721.946 de candidatos e mecanismos antifraude inéditos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir