Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

Estudante deixa de fazer Enem para ajudar mãe de garota com
Odalice foi impedida de entrar para prova por estar acompanhada da filha. Sensibilizada, colega deixou de fazer exame para cuidar da menina, em GO.
Estudante deixa de fazer Enem para ajudar mãe de garota com
Foto: g1.globo.com

A estudante de pedagogia Odalice Pereira da Silva, 44 anos, só conseguiu entrar na Faculdade Araguaia, no Setor Bueno, em Goiânia, para fazer o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (9), após receber ajuda de uma colega. O problema aconteceu porque ela estava com a filha Gabriela, de 21 anos, que tem paralisia cerebral, e os fiscais não permitiram a entrada e permanência da acompanhante. Sensibilizada com o caso, a também estudante de pedagogia, Cleonice Barros Bonfim, 28, desistiu de fazer a prova para cuidar da garota.

Segundo Odalice, no sábado (8), ela não tinha com quem deixar a filha, que precisa de cuidados especiais, e a levou junto para a faculdade. "Não queriam me deixar fazer a prova, pois eu não tinha feito pedido de atendimento especial, mas depois de muita insistência liberaram", conta. Sendo assim, Gabriela ficou na mesma sala enquanto a mãe fez o exame.

No entanto, segundo Odalice, ao fim das provas a coordenação que atua na instituição a informou que neste domingo a permanência da menina não poderia ser novamente liberada. "Disseram que houve um erro, em deixar minha filha ficar na sala, e que hoje eles não podiam persistir com ele", afirmou a estudante.

Ciente de que teria problemas neste domingo e sem ter com quem deixar a filha de novo, Odalice seguiu assim mesmo para a faculdade. Na entrada, foi avisada de que não poderia entrar acompanhada da garota. Depois de tentar convencer os fiscais, ela já estava quase desistindo, quando Cleonice decidiu intervir.

A jovem perdeu a prova no sábado, pois errou o local, e foi neste domingo para tentar obter pelo menos parte das notas. No entanto, ao ver que Odalice perderia o exame, ficou responsável por cuidar de Gabriela. "Decidi ajudar", relatou Cleonice.

Com isso, enquanto a mãe faz o exame, Gabriela está sob os cuidados de Cleonice em uma sala dentro da instituição.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir