Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

Explosão em colégio deixa mortos na Nigéria
Mais de 40 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. Ataque aconteceu em Potiskum pouco antes do início das aulas.
Explosão em colégio deixa mortos na Nigéria
Foto: g1.globo.com

Uma explosão em uma escola da região nordeste da Nigéria matou mais de 40 pessoas nesta segunda-feira (10), segundo equipes de emergência que trabalham no local.
O número exato de mortos ainda é desconhecido. A Reuters fala em 48 mortos, a maior parte deles estudantes, segundo um funcionário do hospital local. Já a France Presse diz 47 pessoas morreram.

"Uma explosão foi provocada por um homem-bomba", afirmou o porta-voz da polícia nacional, Emmanuel Ojukwu, ao comentar o ataque contra a escola do ensino secundário de Potiskum, no estado de Yobe. "Temos 47 mortos e 79 feridos", completou, antes de destacar as suspeitas a respeito do Boko Haram.
As duas agências afirmam que 79 pessoas ficaram feridas.

Segundo a polícia, o autor do atentado estava disfarçado como um aluno. O porta-voz da polícia nigeriana, Emmanuel Ojukwu, confirmou à AFP que o homem-bomba conseguiu entrar na escola pública para meninos de Potiskum, no estado de Yobe, e, ao se aproximar de um grupo, acionou seus explosivos.


A explosão ocorreu em uma escola pública masculina de Potiskum, a capital econômica do estado de Yobe, um dos três estados onde foi decretada lei marcial há um ano e meio para lidar com a insurgência sangrenta do grupo islamita, que já custou mais de 10.000 vidas em cinco anos.


"Os estudantes estavam reunidos quando algo explodiu às 7h50" (4h50 de Brasília), testemunhou um professor. "A explosão foi provocada por um homem-bomba", afirmou o porta-voz da polícia nacional, Emmanuel Ojukwu.


Ninguém reivindicou imediatamente a autoria do ataque, que ocorreu no estado de Yobe, um território que já foi atingido por insurgentes do Boko Haram. Pelo menos 29 pessoas morreram em outra explosão na mesma cidade no dia 3 de novembro.


O massacre ocorre um dia após a divulgação de um novo vídeo do líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, no qual ele reitera que criou um "califado" nas áreas do nordeste da Nigéria conquistadas pelos insurgentes e exclui qualquer perspectiva de acordo de cessar-fogo com o governo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir