Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

Candidatos do Enem contam quais músicas ouvem pra relaxar
Para relaxar antes da prova, jovens ouviram rock, reggae e rap. Celular e fone de ouvido foram companheiros inseparáveis.
Candidatos do Enem contam quais músicas ouvem pra relaxar
Foto: g1.globo.com

Muitos candidatos que enfrentaram neste fim de semana o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em São Paulo levaram na mochila, além da caneta preta e do documento com foto, um fone de ouvido. Para relaxar, se inspirar ou apenas tirar a cabeça da maratona de provas de matemática, linguagens e redação, eles escolheram músicas específicas ou apenas deixaram o "shuffle" fazer o trabalho na entrada do Enem na Unip Paraíso, na Rua Vergueiro.

Izabela Zuppo tem 21 anos e está fazendo o Enem para fazer faculdade fora de São Paulo. "Aqui não tem o curso que eu quero", explicou a jovem, que quer estudar marketing em uma federal e tem como primeira opção ir estudar no interior de Minas.

Antes da prova do Enem neste domingo (9), ela deixou o shuffle escolher suas músicas, mas desde que não fossem muito lentas. "Tem que ser animada, pra dar um gás", explicou ela, que aproveitou os minutos antes da prova para conversar com uma amiga pelo celular.

Já a estudante Larissa Damaceno, de 17 anos, preferiu espantar a tensão com uma música calma da banda Keane. "Fui bem mais ou menos [no primeiro dia de provas], quando chegou ciências da natureza foi bem difícil", explicou ela ao lado da mãe.

Segundo a auxiliar administrativa Sandra Damaceno, de 43 anos, a filha sempre tem pelo menos um ouvido grudado no fone. "Daí não ouve a mãe", brincou ela, dizendo que a jovem não queria escutar as orientações sobre o que fazer na saída da prova. Larissa diz que faz o Enem neste ano para testar. "Vou fazer cursinho ano que vem e prestar para todas as faculdades", disse a jovem, que pensa em estudar química ou engenharia química.

A estudante de radiologia Jaíne Araújo, de 20 anos, também escolheu relaxar antes da prova. Só que, para ela, isso quer dizer outra coisa. "Sempre um "rockezinho" pesado é bom pra relaxar", explicou ela, que sonha com uma vaga em enfermagem ou medicina, mas cursa radiologia enquanto ela não chega.

No sábado, a jovem, que revela o gosto musical até na roupa com a marca da banda Rolling Stones, disse que preferiu ouvir músicas da banda Red Hot Chilli Peppers. "Foi de boa, bem tranquilo", disse. Hoje, porém, ela tem dois medos: "Sou péssima em matemática e mediana em redação." Neste domingo, ela ouvia a música "One", do Metallica.

A estudante Juliana Moura, de 19 anos, mora no Sacomã, na Zona Sudeste de São Paulo, e chegou para o segundo dia do Enem com uma hora e meia de antecedência. Para passar o tempo, colocou os fones de ouvido para escutar músicas dos Racionais MC. "[Ouço] de vez em quando", explicou ela, que às 11h40 ouvia a canção "Estilo Cachorro". Segundo a estudante, que pretende estudar psicologia, o som da banda "dá uma acalmada".


Ivo Matos Gomes, de 21 anos, era muito novo para seguir a carreira da banda Raimundos no seu auge. Mas se considera fã do grupo e decidiu escutar a canção "Bacolejo" antes do Enem deste domingo. "A gente tem que ouvir o que se sente bem antes de fazer uma coisa muito importante", explicou ele.

No sábado, Ivo chegou ao local de provas ouvindo Linkin Park. Se deu certo? "Espero que sim", disse o jovem de Tocantis, que imigrou para São Paulo há dois anos para trabalhar e estudar. Ele sonha em cursar administração com uma bolsa do Prouni.

Com Enem ou sem Enem, o estudante José Felipe Zibordi Reis, de 24 anos, não sai de casa sem o fone de ouvido. As músicas que ele ouve também não mudam. "Tô ouvindo Iron [Maiden], Phil Collins, só os clássicos do rock", disse ele antes de entrar para fazer a prova. José Felipe já está no último ano da faculdade de engenharia química, mas decidiu prestar o Enem porque quer fazer uma segunda gradução. "Estou fazendo só para me aquecer, quero ter uma segunda faculdade e uma pós-graduação."


Confira aqui o gabarito oficial do ENEM 2014 que será publicado nesta quarta-feira (12).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir