Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2014

Espanha e Catalunha tentarão dialogar após referendo
BARCELONA (Reuters) - Transcorridos dois anos de uma batalha política e jurídica sobre o futuro da Catalunha, que entrou em uma nova fase após um referendo de independência simbólico, o governo central da Espanha e autoridades regionais de Barcelona se pr
Espanha e Catalunha tentarão dialogar após referendo
Foto: br.reuters.com

BARCELONA (Reuters) - Transcorridos dois anos de uma batalha política e jurídica sobre o futuro da Catalunha, que entrou em uma nova fase após um referendo de independência simbólico, o governo central da Espanha e autoridades regionais de Barcelona se preparam para tentar algo novo: o diálogo.


Em meio a acusações mútuas de conduta antidemocrática, os catalães foram às urnas no domingo – uma alternativa simbólica a uma votação mais formal, embora ainda não obrigatória, que Madri levou aos tribunais para bloquear.


Cerca de 80 por cento dos cerca de 2,2 milhões de habitantes que votaram apoiaram a separação, mas o comparecimento foi de pouco mais de 40 por cento – um desfecho ambíguo que dá aos dois lados um incentivo para buscar um meio termo entre a situação atual e a secessão.


No domingo, o líder do governo catalão, Artur Mas, disse que esta semana vai detalhar uma oferta de diálogo com Madri que provavelmente incluirá propostas para aumentar a parcela de impostos espanhóis repassada para a rica região, assim como um novo pedido para um referendo.

O primeiro-ministro Mariano Rajoy declarou estar pronto para conversar sobre um novo sistema para financiar as 17 comunidades autônomas da Espanha e uma reforma na constituição.


O apoio ao diálogo se revelou forte na manhã desta segunda-feira na mídia espanhola e nas ruas da capital catalã, Barcelona.


"O que irá acontecer agora? O que irá acontecer amanhã? Acho que o essencial são os acordos possíveis que os políticos possam conseguir", opinou Merce Jeremies, pensionista de Barcelona.


Jordi Matas, professor de direito e ciência política da Universidade de Barcelona, afirmou que a votação de domingo ofereceu um sinal claro de que uma negociação política é necessária agora.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir