Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 13-11-2014

PF investiga suposto vazamento no Enem
Prova com tema da reda��o teria sido compartilhada 1 h antes do exame. Estudante do Piau� que recebeu a imagem prestou queixa � Pol�cia Federal.
PF investiga suposto vazamento no Enem
Foto: g1.globo.com

A Pol�cia Federal abriu uma investiga��o sobre um suposto vazamento da prova de reda��o do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) depois que den�ncias de que a p�gina com o tema proposto teria sido compartilhada nas redes sociais antes do in�cio da prova. O Enem foi realizado neste s�bado (8) e domingo (9) e teve cerca de 6,2 milh�es de participantes.


O ministro da Educa��o, Henrique Paim, disse nesta quinta-feira (13) que o MEC est� "seguro de que o processo est� sendo muito bem conduzido e ao longo desse per�odo todo de aplica��o da prova, n�o tivemos nenhum problema."

Paim afirmou que � preciso ter uma condu��o correta sobre o assunto. "A PF � a institui��o que deve fazer esse processo. Ele j� abriu o inqu�rito e est� identificando o que ocorreu e em breve vamos ter o resultado dessa investiga��o."


A Superintend�ncia da Pol�cia Federal do Piau� faz per�cia nos celulares dos estudantes envolvidos. Em nota, a PF diz: "Foi solicitada a per�cia do celular do aluno denunciante e todos os envolvidos no caso j� est�o sendo ouvidos neste estado".


Uma imagem contendo o tema da reda��o do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) circulou nas redes sociais horas antes da aplica��o da prova deste domingo (9), de acordo com den�ncia do estudante piauiense Jom�sio Barros, de 17 anos. Ele prestou queixa na Pol�cia Federal e se disse "indignado" com o caso.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An�sio Teixeira (Inep), respons�vel pelo Enem, informou em nota que "n�o existe qualquer ind�cio" de que o tema tenha vazado, mas refor�ou que a den�ncia ser� apurada "com rigor".


Outros dois estudantes do Piau� tamb�m disseram que receberam a mesma imagem com o tema da reda��o (veja v�deo acima).
Segundo Barros, a imagem foi enviada por meio do aplicativo Whatsapp �s 10h47 do domingo, uma hora e 13 minutos antes da aplica��o do teste no Piau�. O jovem decidiu gravar um v�deo denunciando o ocorrido e compartilh�-lo na internet.


Ele prestou queixa na sede da Superintend�ncia da Pol�cia Federal do Piau� nesta quarta-feira (12), em Teresina. "Resolvi procurar a pol�cia porque as pessoas t�m me xingado bastante depois que eu fiz o v�deo denunciando o vazamento. Para mim, o Enem perdeu a credibilidade", afirmou o estudante que fez o exame no Col�gio Machado de Assis, em Picos, Sul do Piau�.

Na superintend�ncia, Barros conversou por mais de uma hora com um delegado, que apreendeu seu celular para a realiza��o da per�cia.
O estudante disse que n�o deu import�ncia ao receber a imagem que supostamente antecipou o tema da reda��o, j� que fotos falsas de provas do Enem circularam nas redes sociais no dia 9. No mesmo dia, em seu perfil no Facebook, o jovem postou

informa��es da foto, dando conta do dia, m�s, ano e hor�rio em que recebeu o arquivo.
"Quando recebi o caderno de quest�es e vi que era o mesmo tema mostrado na imagem, fiquei com �dio. Tanto que mal fiz a prova, esperei o tempo m�nimo e fui para casa", contou.


A partir da�, muitas pessoas comentaram o t�pico: uns criticando, outros duvidando da veracidade da informa��o e mais alguns o incentivando a denunciar o caso. O estudante conta que o grupo do aplicativo de mensagens no qual recebeu a imagem tem cerca de 40


pessoas e que in�meras outras devem ter recebido a mesma foto.
"Para voc� ter dimens�o da coisa: eu no interior do Piau� recebi essa foto �s 10h47. Quantas pessoas n�o receberam mais cedo, podendo se beneficiar da informa��o, lendo ou estudando sobre o assunto?", falou.
Leia na �ntegra o posicionamento do Inep:
"Na noite dessa quarta-feira, 12, tr�s dias ap�s a aplica��o do Enem, o Inep recebeu mais uma den�ncia, entre v�rias outras que se mostraram infundadas, sobre um estudante que supostamente teria recebido o tema da reda��o do Enem 2014 via celular minutos antes da prova. Dentro dos rigorosos procedimentos de seguran�a e de controle de sigilo do Enem 2014, n�o existe qualquer ind�cio de tal fato.

A Pol�cia Federal, que trabalha em parceria com o Inep para garantir a seguran�a do Exame, apreendeu o aparelho e est� realizando a per�cia no celular. O Inep esclarece que toda e qualquer den�ncia ser� apurada com rigor."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir