Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-11-2014

OMC diz que acordo comercial global pode ser fechado em duas
Chance é alta de acordo para simplificar as regras aduaneiras globais. Informações são do diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo.
OMC diz que acordo comercial global pode ser fechado em duas
Foto: g1.globo.com

A Organização Mundial do Comércio (OMC) disse nesta sexta-feira (14) que existe uma "probabilidade alta" de que um acordo para simplificar as regras aduaneiras globais seja implementando dentro de duas semanas, depois de um acordo fechado entre Índia e Estados Unidos para resolver um impasse.

"Eu diria que nós temos uma probabilidade alta de que o pacote de Bale seja implementando muito em breve", disse o diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo, referindo-se ao Acordo de Facilitação do Comércio negociado na ilha indonésia.

"Tenho esperança de que podemos fazer isso em um período de tempo bastante curto, dentro das próximas duas semanas", acrescentou Azevêdo, falando antes de uma cúpula do G20, grupo das principais economias do mundo, em Brisbane, na Austrália.

Na quinta-feira, Índia e Estados Unidos resolveram uma disputa que vinha travando o acordo na OMC e ameaçava impedir as reformas, que devem acrescentar cerca de 1 trilhão de dólares ao comércio global.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir