Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-11-2014

Dilma se encontra com primeiro-ministro turco antes do G20
Presidente est� na Austr�lia para participar de reuni�es do grupo. Dilma tamb�m se reunir� com Obama, Putin, Merkel e Xi Jinping.
Dilma se encontra com primeiro-ministro turco antes do G20
Foto: g1.globo.com

A presidente Dilma Rousseff encontrou-se nesta sexta-feira (14) com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, em Brisbane, na Austr�lia, onde participar� neste fim de semana das reuni�es da C�pula do G20, grupo que re�ne as 20 principais economias do mundo. A reuni�o faz parte de uma s�rie de encontros que Dilma ter� com l�deres mundiais em meio � c�pula.

Al�m do encontro com Davutoglu, a presidente tem reuni�es marcadas com os presidentes dos EUA, Barack Obama, da R�ssia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, al�m da chanceler alem�, Angela Merkel.


A C�pula do G20 se iniciar� neste s�bado (15) e, conforme afirmou o secret�rio de Assuntos Internacionais do Minist�rio da Fazenda, Carlos Cosendey, o tema central das reuni�es ser� em torno da discuss�o sobre a retomada da economia mundial.


De acordo com o "Blog do Planalto", vinculado � Presid�ncia da Rep�blica, o encontro de Dilma com Davutoglu ocorreu no hotel Royan on the Park, durou cerca de uma hora, e foram discutidas as rela��es comerciais e diplom�ticas entre Brasil e Turquia, al�m das temas relacinados � crise econ�mica mundial.


A c�pula

Conforme informou o secret�rio de Assuntos Internacionais do Minist�rio da Fazeda, Carlos Cozendey, a C�pula do G20 deste ano ter� como tema principal a retomada do crescimento da economia mundial. A expectativa � de que o Brasil defenda em discursos a necessidade da retomada do crescimento global, por meio de medidas de m�dio e longo prazos.


Na reuni�o, � esperado ainda que a presidente reforce a necessidade de que pa�ses que t�m espa�o fiscal adotem medidas de crescimento a curto prazo. O Brasil apresentar� interesse em apoiar os investimentos estrangeiros em projetos de infraestrutura, al�m de defender a implementa��o integral das normas de regula��o financeira internacional.


O pa�s tamb�m dever� participar de discuss�es sobre temas relacionados a tributa��o, emprego e com�rcio. Quanto �s discuss�es sobre taxas de juros, o Brasil espera comunicar aos pa�ses do G20 quais ser�o as previs�es de 2015.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir