Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-11-2014

Cantareira tem nova queda, vai a 10,3%
Choveu pouco nos maiores sistemas da Grande SP no fim de semana. Juntos, Cantareira e Alto Tiet� abastecem 11 milh�es de pessoas.
Cantareira tem nova queda, vai a 10,3%
Foto: g1.globo.com

O n�vel dos dois principais sistemas de abastecimento de �gua da Grande S�o Paulo voltaram a registrar queda nesta segunda-feira (17). O Cantareira, que abastece 6,5 milh�es de pessoas, chegou a 10,3%. J� o Sistema Alto Tiet�, que atende 4,5 milh�es de habitantes, registrou �ndice de 7%, segundo a Companhia de Saneamento B�sico do Estado de S�o Paulo (Sabesp).

A chuva esperada para o m�s de novembro n�o veio com intensidade neste fim de semana. No domingo, nenhum dos sistemas registrou precipita��o. No s�bado, a chuva foi fraca no Alto Tiet�: 0,2 mil�metro.


Segunda cota do volume morto

No Cantareira, o n�vel de 10,3% registrado nesta segunda � referente � segunda cota da reserva t�cnica do sistema. O volume �til e o primeiro volume morto zeraram no dia 15 de novembro.


Desde 24 de outubro, a Sabesp passou a contabilizar mais 10,7 pontos percentuais no n�vel do sistema, referentes aos 106 bilh�es de litros da segunda cota do volume morto. � �poca, quando o volume passou a ser contabilizado, a medi��o saltou de 2,9% para 13,6%. Entretanto, apesar da inclus�o dos percentuais, a companhia informava que ainda n�o fazia

a capta��o da nova cota.

Na quarta-feira, o superintendente do Departamento de �guas e Energia El�trica (DAEE), Alceu Segamarchi J�nior, adiantou que a pr�pria Sabesp afirmou em que provavelmente come�aria a usar a segunda cota da reserva t�cnica neste s�bado (15). Como n�o houve recupera��o no n�vel das represas por causa das chuvas recentes, a previs�o da companhia se concretizou.


Para a Ag�ncia Nacional de �guas (ANA), a capta��o da segunda cota em ao menos uma das represas que integram o sistema j� tinha come�ado no m�s passado, quando a Sabesp ainda n�o tinha obtido autoriza��o para a capta��o. O governo do estado de S�o Paulo negou a irregularidade.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir