Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-11-2014

"Devemos vetar doações de empresas", diz Dias Toffoli sobre
O ministro lembrou ainda que as denúncias feitas no rastro da Lava Jato estão em fase de investigação, mas ressaltou que “tudo leva a crer” que tenham relação com o atual sistema de financiamento.

Foto: www.correio24horas.com.br

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro José Dias Toffoli, defendeu, ontem, a necessidade de mudanças no atual sistema de financiamento de campanhas eleitorais, como o fim das doações por empresas e corporações. "A necessidade é de se estabelecer um limite. Hoje, a pessoa jurídica pode doar até 2% do seu faturamento do ano anterior. Ou seja, não há um teto. E quem estabelece o teto de gastos é o próprio candidato, a lei não estabelece", disse.

"Então, eu penso que deveríamos estabelecer o fim das doações por empresas, corporações". Em entrevista ao Programa do Jô da TV Globo, o ministro lembrou ainda que as denúncias feitas no rastro da Lava Jato estão em fase de investigação, mas ressaltou que "tudo leva a crer" que tenham relação com o atual sistema de financiamento.

"Tudo leva a crer que tenha a ver, sim, com o sistema de financiamento de campanhas", afirmou. Ele ainda avaliou que a questão do financiamento de campanhas eleitorais é um problema não apenas no Brasil. Segundo Toffoli, os Estados Unidos enfrentam um "drama histórico" e na França e na Holanda já houve casos de tesoureiros que morreram.

Fonte: www.correio24horas.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir