Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-11-2014

Diretor da Galvão Engenharia admite ter pago propina
Diretor da Galvão Engenharia admite ter pago propina a esquema da Petrobras.
Diretor da Galvão Engenharia admite ter pago propina
Foto: g1.globo.com

O diretor da área de óleo e gás da Galvão Engenharia, Erton Medeiros Fonseca, confirmou ter pago propinas ao esquema da Petrobras, mas disse ter sido ameaçado pelo ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef.


Erton prestou depoimento à Polícia Federal, na tarde de segunda-feira (17), em Curitiba. Ele disse que o dinheiro foi repassado ao Partido Progressista (PP), mas ressaltou que só aceitou o esquema porque foi extorquido. O diretor afirmou que Costa e Youssef ameaçaram prejudicar os contratos da Galvão com a Petrobras em andamento, caso ele não pagasse. Além disso, ele se dispôs a fazer uma acareação com o ex-diretor e com o doleiro.


Fonseca afirmou ainda que já havia sido procurado pelo deputado José Janene (PP-PR), em 2010. Com a morte de Janene, Costa e Youssef passaram a fazer os contatos em nome do partido.


Apesar de reconhecer os pagamentos, o diretor da Galvão negou a existência de um cartel formado pelas empreiteiras, como foi denunciado por Paulo Roberto Costa, e disse também que não fez pagamentos para ganhar contratos, mas apenas para garantir os recebimentos de obras já concluídas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir