Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-11-2014

Estudo reduz fumo associando cheiro de cigarro a peixe podre
Pesquisa israelense exp�s fumantes a associa��es inconscientes durante o sono e reduziu "significativamente" o consumo de cigarros.
Estudo reduz fumo associando cheiro de cigarro a peixe podre
Foto: g1.globo.com

A associa��o induzida durante o sono entre o cheiro de cigarro e o de peixes podres pode ajudar a reduzir o fumo, sugere pesquisa realizada por cientistas do departamento de Neurobiologia do Instituto Weizmann, em Israel.

A pesquisa, publicada no "Journal of Neuroscience", envolveu o Laborat�rio do Olfato do instituto, dirigido pelo professor Noam Sobel, e o Laborat�rio do Sono.


Foram examinadas as rea��es de 66 volunt�rios fumantes a uma noite de exposi��o ao cheiro de cigarros intercalado com odores desagrad�veis, de peixes ou ovos podres. Eles diminu�ram seu consumo de cigarros em 30%.


De acordo com a diretora da pesquisa, a neurobi�loga Anat Arzi, na semana seguinte � experi�ncia os fumantes informaram que o n�mero de cigarros consumidos baixou significativamente.


"A pesquisa demonstra que a aprendizagem durante o sono pode influenciar nosso comportamento quando estamos acordados. Utilizamos o fumo porque se trata de um comportamento repetitivo e cotidiano, f�cil de medir", disse a pesquisadora � BBC Brasil.


Diferentemente de outros est�mulos sensoriais � como luz, som ou toque �, os cheiros, mesmo sendo fortes, n�o acordam as pessoas, que permanecem em um estado de inconsci�ncia. "O olfato humano pode ser uma via de acesso para a mente adormecida", agregou Arzi.


Inconsciente

No dia seguinte ap�s a experi�ncia, os volunt�rios n�o lembravam dos cheiros aos quais foram expostos, por interm�dio de uma m�scara, durante o sono.
No entanto, a associa��o inconsciente que se estabeleceu em suas mentes, entre o cigarro e os cheiros desagrad�veis, os levou a fumar menos.


Para que o condicionamento funcione, as associa��es devem se estabelecer de forma inconsciente.
Os pesquisadores tamb�m expuseram os volunt�rios � mesma sequ�ncia de cheiros enquanto estavam despertos, mas nessas condi��es n�o se criou a associa��o inconsciente e n�o houve mudan�as no comportamento - ou seja, o n�mero consumido de cigarros consumidos n�o baixou.


De acordo com Arzi, a experi�ncia indica que o condicionamento por interm�dio de est�mulos de cheiros durante o sono pode se tornar um m�todo eficaz para combater o v�cio do fumo.


No entanto, segundo a cientista, "ainda s�o necess�rias pesquisas mais aprofundadas e espec�ficas, que examinem as rea��es a longo prazo".
"Do ponto de vista t�cnico � possivel construir um aparelho m�vel que poderia ser utilizado por fumantes em suas casas", acrescentou.


Nesse caso, no futuro os fumantes comprariam um aparelho desse tipo numa farm�cia e passariam as noites sendo expostos a cheiros intercalados de cigarros e de ovos ou peixes podres. No dia seguinte fumariam menos.


A hip�tese � que, dependendo da intensidade e frequ�ncia desse tipo de tratamento, poderiam at� vir a parar de fumar.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir