Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-11-2014

Menino de 3 anos e 70 kg é avaliado por 8 profissionais
Após resultado negativo para síndrome, médicos não sabem o que ele tem. Ele deverá permanecer na Grande Vitória por 30 dias para novos exames.
Menino de 3 anos e 70 kg é avaliado por 8 profissionais
Foto: g1.globo.com

O menino Misael, que pesa mais de 70 kg com apenas três anos, passará por uma nova série de exames para tentar descobrir o que faz com que ele engorde tanto. Segundo o pai da criança, Manoel Abreu, depois que o resultado deu negativo para a síndrome de Prader Willi, médicos estão avaliando outras possibilidades.

Na noite desta segunda-feira (17), o menino passou pelo exame de polissonografia, que avalia o sono, mas o resultado sai no dia 2 de dezembro. Uma equipe médica, formada por oito profissionais, vai acompanhar a saúde da criança por 30 dias. Nesse tempo, a família, que é de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado, vai ficar na casa de amigos, na Grande Vitória. "Teremos que recomeçar do zero", comentou o pai.


Misael nasceu com 3,750 kg, peso considerado normal, mas, segundo a mãe, Josiane de Jesus, ele começou a engordar desde os primeiros meses de vida. O menino foi atendido por uma endocrinologista e encaminhado para uma geneticista, que orientou que fosse realizado um exame para constatar a chamada síndrome de Prader Willi. No entanto, a família da criança não tinha condições de pagar o exame, que custa mais de R$ 1 mil, que foi feito com a ajuda do governo. Apesar disso, a síndrome não foi identificada em Misael.


De acordo com Manoel, uma nova bateria de exames será realizada e a esperança é que o diagnóstico não demore a sair. "Teremos que recomeçar do zero. Já estamos nos processos de coleta de sangue, controle de taxas. Ele também está fazendo exercícios na piscina", contou.


Para ajudar a criança, a nutricionista Carla Mancilha mobilizou uma equipe de oito profissionais que farão uma grande avaliação do menino. No grupo estarão cardiologista, endocrinologista, psiquiatra, geneticista, psicólogo, neurologista, ortopedista, além dela, como nutricionista.


"São vários fatores que levam a obesidade, e por isso precisamos de uma equipe multidisciplinar para fazer a avaliação dele. Um endocrinologista infantil vai verificar toda a parte hormonal, se ele tem alguma outra síndrome. Um psiquiatra vai avaliar e solicitar laudos de neurologista para saber se ele tem algum transtorno psíquico.


Uma psicóloga vai fazer o acompanhamento da família e do Misael, de como lidar com a criança, já que também se trata de um problema comportamental. Ele também vai precisar de acompanhamento com ortopedista. A geneticista vai verificar se ele realmente não tem nenhuma doença genética, e também um cardiologista fará uma avaliação. Então vamos precisar de todos esses profissionais trabalhando juntos para chegar a um diagnóstico e a um tratamento", explicou.


Para Carla, o resultado negativo para a síndrome de Prader Willi não é ruim, já que a doença não tem cura. Ela acredita que a obesidade de Misael não é provocada por uma única doença, mas é consequência de maus hábitos alimentares.


"Foi feita uma coleta de hábitos alimentares e o histórico familiar. Então pode sim que um simples hábito errado tenha levado o Misael a obesidade. E a gente sabe que esse sobrepeso pode levar a outras doenças, como problemas no coração, no fígado e nos rins. Não foi descartado que pode se tratar de uma única doença, mas com certeza o fator familiar contribui para o obesidade de Misael. O pai e a irmã mais velha dele têm sobrepeso e a mãe é obesa", disse.


A mãe contou que está disposta a mudar de vida. "Tudo o que eu tiver que fazer para ajudar meu filho, eu vou fazer. Até mesmo fazer exercícios físicos", falou Josiane.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir