Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2014

Dia da Consciência Negra é feriado em três cidades baianas
Comemorado em todo o Brasil, o 20 de Novembro não é feriado nacional.
Dia da Consciência Negra é feriado em três cidades baianas
Foto: atarde.uol.com.br

Na Bahia, só nas cidades de Alagoinhas, Camaçari e Serrinha é feriado. Celebrada há anos, a data passou a ser, oficialmente, Dia da Consciência Negra em 2011 e foi incluída no calendário escolar do país em 2003, por meio da Lei 10.639/03.

"O debate das questões raciais deve ocorrer todos os dias. Mas, como há quem não atente para isso, é importante existir data específica para tratar do tema", justifica Tom Alcântara, da Associação Religiosa de Cooperação entre Terreiros (Ardecente).

O dia foi escolhido, por ativistas antirracismo, para celebrar a Consciência Negra, há cerca de 40 anos, por ser a data da morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares (AL).

"Zumbi foi assassinado em 1695. Foi considerado um inimigo público, já que o quilombo abrigava negros fugidos de várias partes do país e até brancos pobres, tudo o que a sociedade escravocrata condenava à época", explica o historiador Reginaldo Dias.

Heróis negros
Além do gestual, dança, música e comida, grandes heróis negros marcaram a história do país. Em Salvador, há monumentos que fazem referência a eles. Na praça da Sé, há uma estátua de Zumbi dos Palmares, que lutou pela liberdade dos escravos.

Na praça da Piedade, há bustos de Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luís Gonzaga das Virgens e João de Deus - líderes da Revolta dos Alfaiates (ou dos Búzios) -, que defendiam a libertação dos escravos e a independência do estado.

"É importante que as pessoas conheçam outra história: a de que os negros lutaram por sua liberdade e contribuíram, de forma intelectual, para a construção do Brasil", resume Reginaldo.

Fonte: atarde.uol.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir