Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2014

Dilma deve manter Tombini no Banco Central
A presidente Dilma Rousseff trabalha com três nomes para a equipe econômica do segundo mandato: a manutenção de Alexandre Tombini no comando do Banco Central e Luiz Carlos Trabuco ou Nelson Barbosa para o Ministério da Fazenda.
Dilma deve manter Tombini no Banco Central
Foto: www.midiacon.com.br

Se Trabuco aceitar, Nelson Barbosa pode ser deslocado para o Ministério do Planejamento. Se Trabuco recusar, Barbosa pode ir para a Fazenda.

Em reunião com o ex-presidente Lula na residência oficial do Torto, na terça-feira, da qual participaram o ministro Aloizio Mercadante e o governador Jaques Wagner, que deverá integrar o novo governo, Dilma descartou a possibilidade de convidar Henrique Meirelles para sua equipe.

É possível que os comandantes da economia no segundo mandato sejam anunciados já nesta quinta-feira, dia que é feriado em São Paulo, sem funcionamento do mercado - ou, no máximo, na sexta-feira.

A presença de Tombini na comitiva da presidente na viagem à Austrália, para a reunião do G20, fez surgir especulações de que ele pudesse ser transferido para o Ministério da Fazenda. Sempre foi uma carta na manga da presidente, mas que ela não pretendia usar.

Tombini continuará à frente do Banco Central, tendo como principal missão perseguir o cumprimento da meta de inflação, para que ela volte para o centro da meta que é de 4,5%. Dilma gosta da idéia de ter alguém da carreira do serviço público no Banco Central, fato que ela exallta sempre que se refere a Tombini.

Entre todas as alternativas apresentadas a Dilma, o nome de Trabuco sempre foi o que mais a agradou. Ele participou de vários grupos de trabalho com o governo e muitas reuniões de empresários ou do setor financeiro com a presidente Dilma.

Para o fato de ter origem em um banco - é presidente do Bradesco -, condição que Dilma criticou muito na campanha da adversária Marina Silva, o presidente do PT Rui Falcão deu uma explicação. "Ele não é banqueiro, é bancário, funcionário. Banqueira é a Neca Setúbal (aliada de Marina) que é acionista do Itaú".

O discurso em favor de Trabuco, portanto, está pronto entre os petistas. Trabuco foi, também, um nome apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Luiz Carlos Trabuco está nesta quarta-feira em Nova York - o que fez alguns lembrarem de caso semelhante: Fernando Henrique Cardoso também estava em Nova York quando foi avisado por Itamar Franco que seria transferido para o Ministério da Fazenda. Até hoje, Fernando Henrique diz que foi nomeado "à revelia".

Se aceitar o convite da presidente Dilma Rousseff - o que alguns dizem que já foi feito - Trabuco terá como principal missão escolher um novo secretário do Tesouro. Isso quer dizer que Arno Augustin vai mesmo deixar Brasília - seu destino pode ser um cargo em Itaipu. Um nome cotado para a Secretaria do Tesouro é o de Joaquim Levy, que já integrou a equipe no governo Lula. Hoje, ele é também é da equipe do Bradesco.

Fonte: www.midiacon.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir