Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2014

Florianópolis lança Campanha contra Violência da Mulher
Será lançada em Florianópolis nesta quinta-feira (20) a Campanha Mundial "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres". O evento será realizado no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, às 17h.
Florianópolis lança Campanha contra Violência da Mulher
Foto: www.portaldailha.com.br

om o tema "Conheça e Faça Valer seus Direitos", a sexta edição da campanha é organizada pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), e se estende até o dia 10 de dezembro.

Neste sentido, ela será marcada por 40 atividades, como palestra sobre violência obstétrica, pedágio educativo com distribuição de cartilha sobre a Lei Maria da Penha (que coíbe e previne a violência doméstica e familiar contra a mulher) e debate sobre diversidade e gênero no mundo do trabalho, entre outras.

"Para o enfrentamento das discriminações que expõem as mulheres às violências, é necessário conhecer e entender as legislações e normas nacionais e internacionais que lhes garantem e asseguram direitos. A falta de conhecimento da legislação e a incompreensão sobre a desigualdade de gênero por parte da sociedade continuam a reforçar os estereótipos culturais sobre o corpo feminino, naturalizando a violência e contribuindo para a exposição das mulheres a todo tipo de risco", compreende a CMPPM.

A Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Dalva Maria Kaiser, destaca que, este ano, a campanha conta com a participação de organizações privadas, além das entidades públicas das áreas da mulher e de direitos humanos, o que evidencia uma maior mobilização e sensibilização da sociedade com a questão.

No Brasil, a iniciativa é deflagrada cinco dias antes dos demais 158 países participantes da campanha, para conciliá-la com os atos pelo Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Números da violência

De acordo com o Mapa da Violência de 2012, o Brasil ocupa a sétima posição em número de homicídios femininos, entre 84 países, e Florianópolis, a 25ª posição, no total de 27 capitais brasileiras. Vale destacar que esses dados apresentam elevados níveis de "feminicídio", tido como crime praticado contra a mulher em razão do gênero.

Fonte: www.portaldailha.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir