Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2014

Tribunal confirma mandado de prisão para Assange
Mandado foi emitido em caso de agressão sexual. Fundador do WikiLeaks pedia sua anulação.
Tribunal confirma mandado de prisão para Assange
Foto: g1.globo.com

O tribunal de apelação de Estocolmo confirmou nesta quinta-feira (20) o mandado de prisão em um caso de agressão sexual emitido contra o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que pedia a sua anulação.


"O tribunal de apelação recusou o pedido de Julian Assange de anular o mandado de detenção emitido pelo tribunal", declarou a corte em seu parecer.


A permanência de Assange na embaixada do Equador em Londres, onde se refugiou há dois anos depois que a Suprema Corte britânica ordenou sua extradição para a Suécia, "não deve contar a seu favor, já que ele mesmo pode escolher colocar um fim a isso", segundo a decisão.


O Equador concedeu asilo político a Assange há dois anos para evitar que ele fosse enviado da Suécia aos Estados Unidos, onde poderia enfrentar um julgamento militar pelo vazamento de informação confidencial divulgada no portal Wikileaks.


A defesa reivindicou várias vezes que Assange, de 43 anos, seja interrogado na embaixada do Equador, possibilidade rejeitada pela promotoria ao alegar que é necessário a presença do suspeito. Assange é acusado de quatro crimes contra duas mulheres quando visitou a Suécia em agosto de 2010. O fundador do Wikileaks diz que é inocente.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir