Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2014

jovens desaparecidos no México
Familiares de jovens desaparecidos no México querem criar comissão para acompanhar investigações
jovens desaparecidos no México
Foto: br.noticias

centroGrandeAFPYURI CORTEZEstudantes enfrentam a polícia de choque em frente ao Palácio Nacional do MéxicoCIDADE DO MÉXICO - Familiares dos 43 jovens desaparecidos no México convocaram organizações de estudantes, trabalhadores e mexicanos de todo o país para formarem uma comissão de membros da sociedade civil para acompanhar as investigações.


O plano foi anunciado durante as manifestações de quinta-feira contra o modo como o presidente Enrique Peña Nieto tem lidado com a tragédia. Os protestos terminaram em confrontos com a polícia em frente ao Palácio Nacional, na Cidade do México. Ao menos 31 pessoas foram detidas.


Centenas de policiais da tropa de choque bloquearam o acesso ao palácio, na principal praça da capital, onde milhares de manifestantes se reuniram para se solidarizar com os estudantes, aparentemente assassinado após serem sequestrados por policiais corruptos em 26 de setembro.


Passeatas foram conduzidas pacificamente até chegarem ao Zócalo, onde os manifestantes atearam fogo em um boneco de Peña Nieto. Em uma passeata anterior, os manifestantes conseguiram incendiar a principal porta do Palácio Nacional, em 9 de novembro.


Um grupo menor de manifestantes se dirigiu à entrada do palácio, antes de a polícia avançar para liberar a praça. Antes, cerca de 300 mascarados entraram em confronto com a polícia perto do aeroporto da Cidade do México, lançando coquetéis Molotov e fogos de artifício. Ninguém ficou ferido, disse a polícia.


O número de participantes da mobilizações diverge. A Secretaria do Distrito Federal contabilizou 30 mil participantes, enquanto o Centro de Direitos Humanos Tlachinollan calculou 500 mil. Os pais fizeram um apelo para que as autoridades deixem o poder caso os jovens não sejam encontrados.


O México tem sido tomado por protestos desde que 43 estudantes da cidade de Iguala, no Sudoeste do país, foram levados por policiais a serviço de uma das gangues de narcotráfico locais, sendo provavelmente carbonizados, de acordo com o governo, que ainda investiga o caso.


As passeatas foram organizadas no 114º aniversário do início, em 1910, da Revolução Mexicana que derrubou o ditador Porfírio Diaz. Muitos carregavam cartazes com mensagens contra o governo.


Contribuiu para o descontentamento popular um escândalo sobre um lucrativo contrato público para a construção de uma linha férrea de alta velocidade, mais um motivo de constrangimento para o presidente. Foi descoberto que uma das empresas envolvidas no consórcio vencedor da licitação para a obra era proprietária de uma mansão de luxo em processo de aquisição pela mulher de Peña Nieto, Angélica Rivera, lançando dúvidas sobre o processo de concorrência.

Fonte: br.noticias
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir